quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Quando você se isola por muito tempo, seu cérebro muda – e passa a ser mais difícil socializar novamente


Quando você se isola por muito tempo, seu cérebro muda – e passa a ser mais difícil socializar novamente

Um estudo da Universidade de Buffalo e da Escola de Medicina Monte Sinai (ambas dos Estados Unidos), publicado no site da revista Nature Neuroscience, revelou que isolar-se do convívio social por um período prolongado pode provocar alterações cerebrais que levam a mais isolamento.
No experimento, ratos adultos foram isolados por oito semanas para que chegassem a um estado semelhante ao da depressão. Depois desse período, eles foram apresentados a um rato que nunca haviam visto antes. Apesar de serem normalmente sociáveis, aqueles que tinham sido isolados não mostraram qualquer interesse em interagir e evitaram o novo animal.
Mas as mudanças não foram só no comportamento. A análise de tecido cerebral dos ratos isolados revelou que os níveis de produção de mielina no córtex pré-frontal, uma região do cérebro responsável pelo comportamento emocional, social e cognitivo, estava significativamente menor. A mielina, também chamada de matéria branca do cérebro, é um material gorduroso que envolve os axônios dos neurônios e lhes permite uma condução mais rápida e eficaz de impulsos nervosos.
Cérebro adaptável
O nosso cérebro é capaz de se adaptar às mudanças ambientais e às experiências dos indivíduos (é a chamada plasticidade cerebral) e isso todo mundo já sabia. Mas, até então, se pensava que os neurônios eram as únicas estruturas que sofriam alterações. O estudo mostrou, porém, que isso também ocorre em outros tipos de células, como as envolvidas na produção da mielina – nesse caso, a tensão do isolamento social interrompe a sua atividade. Alterações similares ocorrem em distúrbios psiquiátricos, como esclerose múltipla e depressão.
A parte boa é que um período de integração social foi o suficiente para reverter as consequências negativas do isolamento e restaurar essa produção de mielina. Nada como manter umas boas amizades e frequentar umas reuniões sociais para fazer você se sentir melhor, né não?
Agora, a expectativa é que o estudo ajude a entender melhor o papel da mielina e da interação social no tratamento de distúrbios psiquiátricos, bem como o mecanismo de adaptação do cérebro.

sábado, 18 de outubro de 2014

Todo dia é dia ...



Todo dia é dia, toda hora é hora!

Coloca uma rasteira e segue para ver o sol!
Cabelos livres e cara limpa. As ideias se materializam no corpo, no sorriso largo, no olhar focado. 




O universo tentou me distribuir em uma caixinha e até hoje... não sei onde Ele estava com a cabeça quando me presenteou com uma estrutura tão pequenina. Certamente em sua infinita sabedoria, testava-me o esmorecimento ou a inquietação!
Então revolto-me! Minha alma, quase nada cartesiana, necessita saber o que vai além dos 1,56 e 45 e para isso o grande Pai me deu mãos e mente para criar, voz e boca para falar e todo o resto para dançar.
A palavra de ordem é chacoalhar! Liberar as folhas secas, abrir espaço para novos ramos. Em breve os frutos, em breve as flores...
Mexer e constatar notas, letras e cores que têm para fluir durante o ato de VIVER!

RECIPROCIDADE...AMOOOOOOOOOOO!!!

                   
RECIPROCIDADE...AMOOOOOOOOOOO!!!


A vida se encarrega de mostrar onde encontrar amor, o cultivo é por nossa conta.

       

Reciprocidade é muito mais que uma palavra grande e que embola língua de criança. É resultado da malandragem do nosso Self quando não cai nas pegadinhas do nosso ego. É estar inteiro nas relações de QUALQUER natureza ou ao menos caminhar em direção à inteireza.

Difícil achar pessoas que se disponibilizam à atenção constante sobre as armadilhas da própria vaidade. 

Amor é para quem tem olhos para perceber suas manifestações e ser grato por isso. É para quem compreende que a troca é seu primeiro mandamento... então não cabem joguinhos, tríades, manipulações baseadas no despertar do ciúmes ou insegurança. Amor é confiança, é conversa direta, sem subterfúgio, sem disse me disse, sem "mi, mi, mi".

                                  
Ana Virgínia 

Seja Positivo...A Vida Retribui...

Sofrimento é algo realmente muito relativo. Sua intensidade está diretamente relacionada ao grau de importância que damos às pessoas e aos acontecimentos (o que gera a perda do foco em de nós mesmos), ao apego insano àquilo que poderia ser, à saudade do que era bom, mesmo que hoje não mais o seja. 

Compreender e aceitar que os ciclos se cumprem, facilita o fluxo da vida. Reter coisas ou pessoas p...or medo ou convenções sociais nos torna menos leais à manifestação mais genuína da essência divina que reside em cada um de nós.

Lutar por receio do abandono, nos impede a percepção, mesmo que momentânea, do melhor que alguém pode querer nos ofertar em um determinado momento.

Na vida não temos garantia de quase nada. A garantia só é possível quanto aquilo que vem de nós mesmos, se, e somente se, nos conhecermos e nos ouvirmos.


Nosso melhor amigo hoje, pode não o ser amanhã. Nosso trabalho, um desperdício da vitalidade e um poço de insatisfação, não obstante toda a segurança emocional e financeira que tudo isso possa nos oferecer.

Viver o aqui e agora é uma grande sabedoria. Extrair o melhor de tudo e de todos em uma relação de TROCA justa é convivência de natureza lúcida.
                                           

O grande desafio da vida é viver com expectativas sim, mas não tão grandes e, o mais importante: não lamentar por aquelas que não se cumpriram. Possibilidades deixam saudade, mas podem abrir outras tantas novas opções de crescimento, por mais doloroso que isso possa ser.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

A diferença psicológica entre o amor e a paixão...

A diferença psicológica entre o amor e a paixão

Mas com o tempo (de meses a anos) tudo aquilo que não vimos, começa a vir à tona. É quando o apaixonado começa a retirar sua projeção (seus aspectos no outro/idealização) e começa a ver com quem realmente está se relacionando, surge então a possibilidade de vivenciar o amor.
amor-paixao
O amor diferente da paixão tem a ver com o aceitar o outro como ele realmente é.{Esse que é o diferencial...ACEITAR...} Você sabe conhece os defeitos da outra pessoa com clareza, mas mesmo assim escolhe compartilhar a vida ao lado dela.
O amor exige olhar para a realidade, saber lidar com frustração, perdão, compreensão e aceitação do amado (a), é um trabalho constante de aprender com as diferenças do outro.
Para finalizar gostaria de citar Jung:
“Todo amor verdadeiro profundo é um sacrifício. Sacrificamos nossas possibilidades, ou melhor, a ilusão de nossas possibilidades. Quando não há sacrifício, nossas ilusões impedirão o surgimento do sentimento profundo e responsável, mas com isso também somos privados da possibilidade da experiência do amor verdadeiro.”

As 6 únicas emoções presentes em todo o mundo...

As 6 únicas emoções presentes em todo o mundo

Descubra quais são as seis emoções que todas as pessoas, do mundo todo, apresentam e conseguem reconhecer – de acordo com a teoria de Paul Ekman.
Olá amigos!
Uma das disciplinas mais fascinantes da faculdade de psicologia é antropologia. A grosso modo, podemos entender a antropologia como uma ciência humana que estuda o homem a partir da cultura em que ele está inserido.
Por exemplo, estes dias estava vendo um documentário que apresentava a história de duas gêmeas coreanas. Uma foi adotada por um casal norte-americano e a outra por um casal norueguês. Embora elas, para sempre, vão compartilhar uma estrutura genética extremamente parecida, a cultura na qual elas serão criadas (EUA versus Noruega) fará com que elas, depois de crescidas, tenham perspectivas e visões de mundo totalmente diferenciadas.
E não é apenas e tão somente uma questão da língua (do inglês ou do norueguês), embora, claro, a língua seja uma parte da cultura. As práticas culturais, o que é valorizado e o que não é valorizado, o que é certo e o que não é considerado certo, o modo de se expressar, enfim, muito do comportamento será moldado pelo meio cultural em que elas estarão vivendo – assim como nós também somos e fomos moldados.
Entretanto, apesar desta perspectiva que considera o ser humano apenas como uma soma de genética mais criação, como se o se fôssemos a famosa tabula rasa de Hume, existem teorias que extrapolam um pouco a dicotomia adquirido versus constitutivo.
Uma visão que representa uma terceira via, e muitas vezes é confundida com a genética, é a filogenética, ou seja, o que herdamos dos nossos antepassados mais longínquos e representa um depósito de informações que encontra-se presente em toda a humanidade.
Foi assim que um psicólogo americano, chamado Paul Ekman, realizou as suas pesquisas sobre as emoções básicas presentes em todo o mundo. Afinal, não era uma questão de criação ambiental, de influência da cultura, porque todas as pessoas nas mais diferentes culturas as possuem. Também não era um forma herdada como herdamos a cor dos nossos olhos, porque tais características são passadas pela ascendência parental mais próxima.
As 6 únicas emoções presentes em todo o mundo
Depois de estudar o modo como as pessoas escondem o que sentem, Paul Ekman começou a estudar mais a fundo as emoções que todos sentidos. Para isso, viajou o mundo todo, tirando fotos de pessoas que moravam no Japão, em Papa Guiné (um local muito estudado na antropologia) e até no Brasil.
A partir destas viagens, Ekman argumentou que existem 6 emoções básicas e que todos os seres humanos são capazes de expressar em suas faces, bem como todos nós somos capazes de entender o que significam.
São elas:
Tristeza
Medo
Surpresa
Repulsa
Raiva
Alegria:
4404332941_394130f93d

A linguagem das emoções
O livro A linguagem das emoções, de Paul Ekman, assim, se tornou um clássico no estudo das emoções. Curiosamente, a psicologia nunca havia se debruçado diretamente sobre o estudo das emoções. Evidentemente, diversos trabalhos das linhas psicológicas como a freudiana e a behaviorista haviam elucidado algumas questões, mas sempre considerando as emoções não nelas mesmas, mas a partir de seus pressupostos teóricos.
Para Ekman, todas as 6 emoções estão presentes como reações que temos face aos estímulos externos ou internos. São reações automáticas. Podemos controlar um pouco o modo como as expressamos e neste sentido, a cultura na qual fomos criados intervém no quanto podemos ou devemos expressar, de que modo e se é adequado ou inadequado.
Entretanto, a reação instantânea é incontrolável e temos que ser treinados (embora não percebamos isso) em como esconder e disfarçar o que estamos sentindo.
O exemplo clássico é aquele momento em que ganhamos um presente de aniversário e, mesmo querendo demonstrar uma reação negativa como repulsa, raiva ou tristeza, temos que apresentar aquele sorriso amarelo que dificilmente parecerá uma expressão genuína de alegria ou surpresa e contentamento.

sábado, 4 de outubro de 2014

AS 15 LIVRARIAS MAIS MARAVILHOSAS DO MUNDO...

AS 15 LIVRARIAS MAIS MARAVILHOSAS DO MUNDO...

Uma livraria maravilhosa consegue reunir vários atributos: há quem vá pelos livros, pela arquitectura, pelo ambiente ou mesmo para experimentar uma pequena especialidade gastronómica. 

Algumas impressionam pela riqueza dos detalhes ou pela história associada aos seus edifícios, casos da Lello (Portugal), El Ateneo (Argentina), Selexyz (Holanda, feita aliás no interior de uma antiga igreja). 

Outras destacam-se pelo virtuosismo do seu design, como a Corso Como (Itália), ou a Cook & Book (Bélgica). A Shakespeare & Company, França, permite inclusivamente aos leitores estenderem-se por um pouco numa cama, para melhor usufruir da leitura.

Aqui está uma selecção das mais maravilhosas e ousadas livrarias do mundo:

1 - A livraria Lello (Porto, Portugal)



2 - Cafeteria El Pendulo, Mexico City, México



3 - A Shakespeare and company, Paris, França



 4 - A Cook and book, Bruxelas, Bélgica



5 - A Selexyz, Maastricht, Holanda



6 - A VVG Something, Taipei, Taiwan



7 - A Corso Como Bookshop, Milano, Itália


35 MIL IMAGENS DE OBRAS DE ARTE EM ALTA RESOLUÇÃO PARA DOWNLOAD GRATUITO

35 mil imagens de obras de arte em alta resolução para download gratuito

35 MIL IMAGENS DE OBRAS DE ARTE EM ALTA RESOLUÇÃO PARA DOWNLOAD GRATUITO


 A National Gallery of Art (Galeria de Arte Nacional), localizada em Washington, Estados Unidos, em parceria com a fundação Samuel H. Kress, disponibilizou para download gratuito 35 mil imagens de obras de arte em alta resolução. As imagens  podem ser consultadas (por meio da busca) por categoria, época,  escola, nome do autor ou título da obra.
Artista e obras famosas como “The Japanese Footbridge” e “Woman with a Parasol”, de Claude Monet,  “Ginevra de’ Benci”, de Leonardo da Vinci, “The Dance Lesson”, de Edgar Degas,  “Self-Portrait” e  “Gogh Roses”, de Vincent van Gogh, “The Alba Madonna”, de Raphael, “A Girl with a Watering Can”, de Auguste Renoir,  “The Railway”, de Edouard Manet , “Children Playing on the Beach”, de Mary Cassatt,  “Girl with the Red Hat”, de Johannes Vermeer, “At the Water’s Edge”, de Paul Cézanne,  “The Adoration of the Magi”, de Fra Angelico e Filippo Lippi, “Portrait of a Lady”, de Rogier van der Weyden,  “Portrait of Lorenzo di Credi”, de Pietro Perugino, e “The Emperor Napoleon in His Study at the Tuileries”, de Jacques-Louis David, fazem parte do acervo.
Para fazer o download basta clicar sobre uma das setas localizadas abaixo das imagem desejada e mandar salvar. Existem duas opções de download, em média resolução (1200 pixels — uma seta), ou em alta resolução (3000 mil pixels — duas setas). No caso de download em alta resolução é necessário um registro simples.

MULHERES CÉLEBRES...

40 frases clássicas de mulheres célebres

40 FRASES CLÁSSICAS DE MULHERES CÉLEBRES


Recentemente publicamos uma seleção com 50 frases clássicas de autores célebres. Embora a seleção tenha contemplado escritores de díspares perfis, nacionalidades e épocas, alguns leitores questionaram o fato de apenas três mulheres fazerem parte da seleção. Diante da indagação, fizemos uma nova versão da lista, desta vez incluindo apenas escritoras. A autenticidade de cada frase foi checada para não incorrer nos risco das falsas atribuições em meio a profusão de textos apócrifos e equívocos relativos à autoria. Além de frases fictícias,  que foram emprestadas às personagens e obras por intermédio de suas criadoras, há também frases retiradas de entrevistas e textos ensaísticos.
Não pode ser seu amigo quem exige seu silêncio.
(Alice Walker)
Porque amei a vida, não terei nenhuma tristeza ao morrer.
(Amelia Burr)
Ajusto-me a mim, não ao mundo.
(Anaïs Nin)
Um homem beijar a sua mão pode ser uma delícia, mas uma pulseira de safiras e diamantes dura para sempre.
(Anita Loos)
Toda dominação pessoal, psicológica, social e institucionalizada nessa terra pode ser remetida a uma mesma fonte original: as identidades fálicas dos homens.
(Andrea Dworkin)
A liberdade é incompatível com o amor: um amante é sempre um escravo.
(Baronne De Staal)
Aprendi com a primavera a deixar-me cortar e voltar sempre inteira.
(Cecília Meireles)
Uma mente agitada faz um travesseiro inquieto.
(Charlotte Brontë)
Nossos companheiros perfeitos nunca têm menos de quatro patas.
(Colette)
Brevidade é a alma da lingerie.
(Dorothy Parker)
A minha vela arde nas duas pontas; não vai durar a noite inteira.
(Edna St. Vincent Millay)
O homem é uma fêmea imperfeita.
(Elizabeth Gould Davis)
Todo meu patrimônio são meus amigos.
(Emily Dickinson)
A vaidade e o orgulho são coisas diferentes, embora as palavras sejam frequentemente usadas como sinônimos.
(Jane Austen)
Nada é tão bom como parece à primeira vista.
(George Eliot)
As pessoas que acreditam na inteligência, no progresso e no entendimento são as que tiveram uma infância infeliz.
(Gertrude Stein)
A verdade te libertará. Mas primeiro ela vai te enfurecer.
(Gloria Steinem)
Para que faças brilhar tua estrela não precisas apagar a minha.
(Helen Keller)
No amor existem duas coisas: corpos e palavras.
(Joyce Carol Oates)
A mulher que se preocupa em evidenciar a sua beleza anuncia ela própria que não tem outro maior mérito.
(Julie de Lespinasse)
Eu quero ser tudo que sou capaz de me tornar.
(Katherine Mansfield)
Trocar de marido é só trocar de encrenca.
(Kathleen Norris)
A vida é uma sacanagem de merda e cada segundo de lucidez é um suplício.
(Lolita Pille)
Me leia enquanto estou quente.
(Lygia Fagundes Telles)
Na vida você tem de escolher entre tédio e sofrimento.
(Madame de Staël)
Os homens gostam das mulheres que escrevem. Mesmo que não o admitam. Uma escritora é um país estrangeiro.
(Marguerite Duras‬)
É um erro ter razão cedo demais.
(Marguerite Yourcenar)
Humildade é ser invulnerável.
(Marie Freifrau von Ebner-Eschenbach)
Dormiu pouco, sente-se mal? Chocolate fará você reviver.
(Marquesa de Sévigné)
Se Deus é macho, então o macho é Deus. O patriarca divino castra as mu­lheres enquanto ele for autorizado a viver na imaginação humana.
(Mary Daly)
No fundo sabemos que o outro lado de todo o medo é a liberdade.
(Marilyn Ferguson)
Tudo o que perdemos, automaticamente dobra de valor.
(Mignon McLaughlin)
Não se nasce mulher: torna-se.
(Simone de Beauvoir)
Tenha até pesadelos, se necessário for. Mas sonhe.
(Patrícia Galvão)
Doer, dói sempre. Só não dói depois de morto. Porque a vida toda é um doer.
(Rachel de Queiroz)
Respirei fundo e escutei o velho e orgulhoso som do meu coração. Eu sou, eu sou, eu sou.
(Sylvia Plath)
O sucesso é o insucesso de alguém.
(Ursula Kroeber Le Guin)
Chamar a um homem de animal é lisonjeá-lo; ele é uma máquina, um vibrador com pernas.
(Valerie Solanas)
O pior sentimento que se pode oferecer a uma mulher é a piedade.
(Vicki Baum)
O que é uma mulher? Eu lhes asseguro, eu não sei. Não acredito que vocês saibam.
(Virginia Woolf)