Depressão ou tristeza,como descobrir ?
Exposição de experiências em Psicologia, espaço para discussões, informações para estudantes de psicologia sobre a realidade atual, questões típicas da área, trocas entre profissionais em atuação e acadêmicos.
sábado, 20 de outubro de 2012
Maria Rita Kehl - Identidades sociais e ressentimento psicológico - Parte 1
Ressentimento é tomar veneno esperando que o outro morra.
Shakespeare
Esquizofrenia-Ana Beatriz Silva
Entrevista com a médica psiquiatra e escritora Dra Ana Beatriz Barbosa Silva sobre Esquizofrenia (Psicose), popularmente conhecida como "loucura".
Programa: Sem Censura - TVE Brasil
Apresentação: Leda Nagle
Exibição: 24/04/09
Participação: Stênio Garcia
Contatos Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva:
www.medicinadocomportamento.com.br
www.youtube.com.br/anabeatrizbsilva
www.twitter.com/anabeatrizpsi
www.twitter.com/mcomport
anabeatriz@medicinadocomportamento.com.br
Uma Mente Brilhante
O filme constitui uma boa introdução ao problema filosófico da natureza do conhecimento, na medida em que nem tudo o que John Nash conhece e acredita que faz é real. Muitos acontecimentos e pessoas são criações da sua mente, não saber o que é real ou fantasia provoca estranheza e dor. O conflito com a sua própria mente leva-o a descobrir e a aceitar que algumas das pessoas queridas que o acompanhavam há longo tempo eram apenas produto das suas alucinações.
Ao abandonar a medicação, pois os neurolépticos reduziam, consideralvelmente, as suas capacidades intelectuais e físicas, John Nash recorreu à terapia cognitiva. Inicia, então, um processo de confrontação com as suas próprias fantasias para conseguir distinguir o delírio da realidade.
Exemplo disso é a cena em que percebe, que se a sobrinha de Charles nunca cresce, logo não poderá ser real.
O realizador faz com que o espectador, durante grande parte do filme, também não saiba, exactamente, o que é real e o que é fantasia do protagonista.
A partir do que foi referido podem surgir questões do tipo:
- O sujeito cognoscente conhece uma realidade objetiva, distinta e separada dele?
- Ou conhecerá apenas representações por ele construídas do real?
- Ou conhecerá apenas representações por ele construídas do real?
Assinar:
Postagens (Atom)