A inveja deriva do termo latino “invidere” cujo significado é literalmente “não ver”. De facto, faz sentido dizer-se “ficar cego de inveja”. Tal é a carga negativa que este sentimento acarreta que deixa o sujeito completamente corroído e cego quando não consegue alcançar o sucesso ou os bens/posses do próximo. Sendo um sentimento tão feio e negativo, só podia mesmo ser considerado, no mundo cristão, um dos sete pecados capitais.
Segundo os estudiosos o Homem não nasce com o sentimento de inveja. Esta é geralmente fruto de uma sociedade materialista e concorrencial, cujos “portadores” são infelizmente carenciados de auto-estima, de segurança, ou dotados de um enorme complexo de inferioridade, que faz gerar neles um sentimento exacerbado de egocentrismo ao ponto de verem só e apenas os defeitos alheios e nunca as virtudes.
(In)conscientemente será, portanto, a arma de defesa que estes indivíduos usam para se auto-preservarem e auto-afirmarem. Ou seja, exaltam as suas “virtudes”, salientando os defeitos dos outros.
Fonte de pesquisa: Wikipédia.
Alguém nos livre dos invejosos, cruzes, credo, canhoto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário