O que toca à psicologia escolar – texto de Maria Cristina Machado Kupfer
Abrangem – também – os problemas de aprendizagem escolar. Maria
Cristina sugere uma alternativa psicanalítica para a analise destes
problemas de forma social, ou seja, através da linguagem. O discurso é o
alvo da analise (Lacan). A fgalta de circulação discursiva é o inicio
do fim de qualquer instituição.
As modificações de um grupo
podem provocar modificações em outros grupos da instituição sem que
esses outros tenham sido tocados ou mencionados. A instituição é uma
rede de relações interligadas e em constante movimento na qual a mudança
de um elemento provocará necessariamente uma alteração de posição dos
demais.
Parâmetros do espaço psi:
- abrir um espaço para o discurso
- autorização ao psicólogo para intervir
- o psicólogo escutará a instituição
- seu trabalho esta na interseção da psicologia e pedagogia
- sua ética é dirigir os trabalhos mas não as pessoas
Para o sucesso deste psicólogo é preciso posiciona-lo em posição
privilegiada frente a instituição para que ele possa “recolocar” a
palavra através do discurso indireto e não participação ativa. É a
escuta ativa dos relatos. Esta transferência de discurso é rica em
detalhes como estigmatização, preconceitos e espectativas.
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