Intervenção junto a professores da rede pública:potencializando a produção de novos sentidos
Veruska Galdini e Wanda Maria Junqueira Aguiar
Apresenta uma reflexão sobre o tema formação de professores
Quando falamos em formação de professores, não podemos nos esquecer que
a escola é um espaço institucional de mediação. Ela revela relações
sociais, políticas, conteúdos de classe, valores e ideologia. É um
elemento constitutivo de realidade social. O professor, como ser
histórico e social, tem a possibilidade tanto de simplesmente reproduzir
concepções e práticas, como de transforma-las.
O espaço
institucional é bem conservado, com paredes, carteiras e salas sempre
limpas em boas condições de uso. A porta de entrada é sempre voltada
para um parque arborizado, mas este utilizado para o uso de tráfico de
drogas, estupros e assaltos.
Nas entrevistas feitas,
procurou-se identificar como são as relações interpessoais na escola e
para retrata-las aqui escolhemos algumas palavras que se repetem nos
discursos.São elas: ordem, respeito, autoridade, medo, rigidez,
disciplina, indisciplina, rigor, conteúdo e hierarquia.
A
proposta pedagógica da escola é formar cidadãos capazes de competir no
mercado de trabalho e prepara-los para o vestibular através de padrões
rígidos de ensino, da disciplina, da hierarquia e do respeito, bem como
do conteúdo ensinado e da cobrança do aprendizado.
Já os pais escolhem as escolas por serem fortes, puxadas, exigentes nos conteúdos e disciplinadora.
Acolhimento e responsabilidade
Os trabalhos feitos junto aos professores mostram o quanto são
múltiplos e contraditórios os sentimentos vividos por eles, ou seja,
culpa, medo, raiva, impotência, desânimo. O professor é o sujeito que
tem a possibilidade de interferir e atuar.
Através do exercício
do desenho da árvore, foi demonstrado que o professor se
despotencializa, não se vê como sujeito capaz de interferir na
realidade, não acreditando que deixa rastros na sua prática. Este
movimento acaba o levando a se excluir da relação professor/aluno, como
se isto fosse possível.
Apropriação do aluno
É
necessário fazer com o professor um exercício de reflexividade sobre o
aluno da nossa cultura, do nosso momento, que vive outras necessidades,
outros interesses e atribui sentidos diferentes a atitudes e objetos.
Apropriação da dialética professor/aluno
Outra questão a ser trabalhada com os professores é a necessidade de
compreenderem a relação que estabelecem com os alunos como uma relação
de mediação na qual professor e aluno são constitutivos da relação.
É importante potencializar o professor a ação planejada e crítica.
Romper o império da mesmice, do instituído, a preponderância do lamento,
da desarticulação, do desânimo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário