“O brinquedo é o trabalho da criança, é o seu oficio sua vida”
Kergomard, Pauline
“A Psicomotricidade é a relação entre o pensamento, envolvendo a emoção”.
Rosângela Pires dos Santos
“Não existe ação que não seja corporal”
Vayer; Toulouse
“O esquema corporal é a organização das
sensações relativas ao seu próprio corpo em relação com os dados do
mundo exterior”. Jean LeBouch
“ A
lateralização é basicamente inata e governada por fatores genéticos,
embora admita que a treinabilidade e os fatores de pressão social possam
influenciá-la” Zsngwill (1975).
“ é de grande importância a educação
pelo movimento no processo escolar, uma vez que seu objetivo central é
contribuir para o desenvolvimento motor da criança o qual auxiliará na
evolução de sua personalidade e no seu sucesso escolar” Le Boulch
(1987).
“na
educação corporal, a relação toma uma dimensão mais importante ainda
através do conhecimento de si mesmo, do outro e da adaptação ao mundo
dos outros” (Desobeau, 1982).
“A Psicomotricidade pode ser explicada a
cada tipo de clientela desde a estimulação precoce até a geriátrica” (De
Fontaine, 1979).
“
Psicomotricidade significa a associação estreita entre o desenvolvimento
da motricidade, da inteligência e da afetividade” (Heuyer, 1948)
“A criança com dificuldades de
aprendizagem é, numa palavra, o reflexo duma interação desajustada desta
com o espaço que a envolve”. Barsch.
“ A
psicomotricidade esteve erradamente ligada a antagonismos decorrentes de
Educação Física, surgindo freqüentemente como técnica corretiva para
crianças “anormais” e sendo confundida com a “ginástica corretiva e a
cinesioterapia” (Fonseca (1983)
“a Psicomotricidade é, inicialmente, uma
determinada organização funcional da conduta e de ação constituindo
correlatamente certo tipo de prática da reabilitação gestual” Chazaud
(1976).
(...) o corpo
humano como sistema biológico é afetado pela religião, pela ocupação,
pelo grupo familiar, pela classe e outros intervenientes sóciais e
culturais” de modo que a experiência do corpo é sempre modificada pela
experiência da cultura”
J. C. Rodrigues (1983).
“para que uma pessoa se exprima enquanto corpo que realiza mais livremente seus próprios desejos, é necessário que ela cresça não em sua individualidade absoluta, mas em suas relações com os outros e o mundo” Medina (1987)
“A reeducação
psicomotora, pelo intermediário do corpo e do movimento, recorre ao ser
humano na sua totalidade” A. Mucchielle Bourcier (1979)
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