segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Frases e Pensamentos de Albert Einstein

                            Frases e Pensamentos de Albert Einstein




“Deus não joga dados com o mundo; ele é sutil, mas não é maldoso”

“A humanidade se apaixona por finalidades irrisórias que tem por nome a riqueza, a glória, o luxo. Desde moço já as desprezava”

“Se eu, em algum livro, disse o que não é verdade, não estou disposto a brigar com Deus porque ele não fez o mundo assim como eu disse”

“A pior das instituições gregárias se intitula exército. Eu o odeio. Se um homem puder sentir qualquer prazer em desfilar ao som de uma banda militar, basta para merecer o meu desprezo. Esse homem recebeu um cérebro volumoso por mero engano, a espinha dorsal seria perfeitamente suficiente para ele. Deveríamos fazer desaparecer o mais depressa possível este câncer da civilização. Detesto com todas as forças o heroísmo obrigatório, a violência gratuita e o nacionalismo débil. A guerra é a coisa mais desprezível que existe. Preferia deixar-me despedaçar a participar de coisa tão abominável”

“Quanto mais aprendo, mais me dou conta da minha ignorância”

“É estranho que eu, que escrevi apenas livros impopulares, tenha me transformado num personagem tão popular”

“A única coisa que interfere com meu aprendizado é a minha educação. Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola”

“Quando eu era jovem razoavelmente precoce, fiquei impressionado com a futilidade das esperanças e da ambição que acossam, incansavelmente, a maioria dos homens durante toda a sua vida. Além disso, muito cedo percebi a crueldade dessa busca, que naquele tempo era muito mais cuidadosamente disfarçada pela hipocrisia e por palavras brilhantes. Todos estavam condenados a participar dela pela mera existência de seus estômagos”

“Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio: eis que a verdade se me revela”

“O único homem que está isento de erros, é aquele que não arrisca acertar.”

“Estou absolutamente convencido de que nenhum dinheiro pode ajudar a humanidade a progredir, mesmo que ele esteja nas mãos de homens que demandem uma meta superior. O que pode conduzir o homem a nobres ideais e realizações é tão somente o exemplo de grandes e puras personalidades. O dinheiro nunca deixa de favorecer o egoísmo e sempre nos leva a abusos. Pode alguém imaginar Moisés, Jesus ou Gandhi, armados de um saco de dinheiro nas mãos?”

“Existem duas coisas infinitas: o Universo e a tolice dos homens”

“Grandes almas sempre encontraram forte oposição de mentes medíocres”

“A política é apenas por um momento, enquanto uma equação é para a eternidade”

“O mais incompreensível do mundo é que ele seja compreensível”

“Não procure ser um homem de sucesso; busque apenas ser um homem de valor”

“O problema de morar sozinho é que sempre é a nossa vez de lavar a louça”

“A realidade é uma ilusão, embora bastante persistente”

“A paz é a única forma de nos sentirmos realmente humanos”

“O ser humano vivencia a si mesmo, seus pensamentos, como algo separado do resto do universo – numa espécie de ilusão de ótica de sua consciência. E essa ilusão é um tipo de prisão que nos restringe a nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto apenas pelas pessoas mais próximas. Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. Ninguém conseguirá atingir completamente este objetivo, mas lutar pela sua realização já é por si só parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior.”

“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”

“A imaginação é mais importante do que o conhecimento. O conhecimento é limitado, a imaginação rompe barreiras”

“Se minha teoria da relatividade revelar-se correta, a Alemanha afirmará que sou alemão, os suíços dirão que sou cidadão suíço e os franceses me chamarão de cidadão do mundo. Mas se minha teoria fracassar, os franceses me chamarão de suíço, os suíços de alemão e os alemães me chamarão de judeu.”

“A palavra progresso não terá qualquer sentido quando houver crianças infelizes”

“A maioria de nós prefere olhar para fora e não para dentro de si próprio”

“Eu aceito o mesmo Deus que o nosso grande Spinoza chama a alma do Universo, não creio num Deus que se preocupe com as nossas necessidades pessoais”

“Nunca penso no futuro, ele chega rápido demais.”

“Não tenho o direito de relaxar os esforços que tenho feito para conscientizar os povos do mundo inteiro, e mais ainda seus governantes do desastre inigualável que provocarão com certeza, se não se decidirem a mudar de atitude… Essa arma, quisemos que fosse entregue nas mãos das nações americanas e britânica, que souberam lutar pela paz e pela liberdade. Mas a constituição das Nações Unidas até agora não trouxe garantia de paz e liberdade que parecia, no entanto, prometer. Nós ganhamos a guerra, mas ainda não ganhamos a paz”

“Existem apenas duas maneiras de ver a vida. Uma é pensar que não existem milagres e a outra é acreditar que tudo é um milagre”

“A ciência sem a religião é paralítica e a religião sem a ciência é cega”

“Deus é a Lei e o Legislador do Universo”

“No meio de qualquer dificuldade encontra-se a oportunidade.”

“A coisa mais bela que o homem pode experimentar é o mistério. É essa emoção fundamental que está na raiz de toda ciência e toda arte.”

“Talvez algum dia a solidão venha a ser adequadamente reconhecida e apreciada como mestra da personalidade. Há muito que os orientais o sabem”

“Futuras gerações dificilmente acreditarão que tenha passado pela face da Terra, em carne e osso, um homem como Mahatma Gandhi”

“A paz não pode ser mantida à força. Somente pode ser atingida pelo entendimento.”

“Se eu não fosse judeu, seria um quaker”

“Aquele que considera sua vida e a dos outros sem qualquer sentido é fundamentalmente infeliz, pois não tem motivo algum para viver”.

“Em oposição aos meus apaixonados sentimentos de justiça e deveres sociais, sempre experimentei a total ausência de me aproximar dos homens e das sociedades humanas. Apraz-me sentir-me só. Nunca me entreguei de corpo e alma a um círculo de amigos, ao Estado, nem à minha própria família. Pelo contrário, sempre senti nesses laços o indefinível sentimento de ser um estranho em seu desejo de solidão”

Nenhum comentário:

Postar um comentário