Marcas do abuso
Todos os dias, milhares de crianças e adolescentes sofrem abuso sexual no país. Na maioria das vezes, o abusador é da família ou muito próximo a ela, como um amigo ou vizinho. É comum que a vítima se cale por medo de ser desacreditada ou por causa de ameaças. As marcas emocionais desse tipo de violência e maneiras de identificar os sinais geralmente dados pelas crianças que passam por essa situação são tratadas em Abuso sexual – Uma tatuagem na alma de meninos e meninas.
Em linguagem clara e acessível, destinada não apenas a psicólogos e educadores, mas também aos pais, a psicanalista Ana Maria Brayner Iencarelli relata constextos mais frequentes em que ocorre o abuso e suas sequelas na vida adulta. A autora também aponta falhas na Justiça, que não raro garante o direito de contato do pai abusador com o filho. O livro traz depoimentos de vítimas, mães, terapeutas e juízes que acompanharam casos, além de um protocolo psicológico, em forma de teste, que ajuda a detectar pistas dadas pelas crianças.
Abuso sexual – Uma tatuagem na alma de meninos e meninas. Ana Maria Brayner Iencarelli. Zagodoni, 2013. 150 págs. R$36,00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário