Existem Diferentes Tipos De Inteligência? (3)
Temos "Inteligência Emocional"?
Temos "Inteligência Emocional"?
Uma terceira teoria que desafia o concepto de “Coeficiente de Inteligência” (“QI") é a "Inteligência Emocional" ("EQ"), popularizado pelo psicólogo e jornalista cientifico Daniel Goleman.
Em seu best-seller de 1995, "Inteligência Emocional: Porque pode
importar mais do que QI?". Goleman afirma que as emoções duma pessoa
jogam um papel significativo no pensamento, na tomada de decisões e
sucesso no futuro. Ele define essa forma de inteligência como um conjunto
de habilidades que incluem o controle dos impulsos, auto-motivação,
empatia, e a capacidade de se relacionar bem com as outras pessoas.
Goleman defende que a auto-consciência,
é a chave para ser verdadeiramente inteligente emocionalmente, porque
permitem a pessoa exercer auto-controle. Com suficiente
auto-consciência, é possível desenvolver diversos mecanismos de
enfrentamento que permitem a pessoa passar dum estado emocional negativo
para um mais positivo. Por exemplo: contar até dez como meio para
diminuir a sensação de raiva súbita.
Tal como acontece com a teoria Garner das inteligências múltiplas,
o conceito de Goleman o “EQ” tem sido adotado por várias escolas nos
Estados Unidos, e usá-lo para desenvolver programas de "Alfabetização
Emocional", com o fim de ajudar aos alunos a aprender a controlar sua
raiva, frustração e solidão. As crianças que estão irritadas ou
deprimidas são capazes de aprender bem; e aqueles com dificuldades
emocionais de longa duração são capazes de superá-las por completo. La
Melhora da estima e auto-motivação dos alunos ajuda-os a um melhor
desempenho nos exames.
Como o “IQ”, cada uma dessas concepções alternativas de inteligência tem sido criticado. Os críticos da teoria das “Inteligências Múltiplas", por exemplo, apontam a falta de evidências empíricas que a sustentam.
Os
críticos do conceito de “EQ” argumentam que elas são medidas de
conformidade e não de habilidade: Quem, a final, pode dizer quando a
raiva ou tristeza (ou outra emoção) duma pessoa é ou não é adequada para
uma situação particular? Os cépticos do “EQ” também apontam que os estudos científicos não encontraram uma relação convincente entre auto-estima elevada um melhor desempenho acadêmico.
Embora tais críticas sejam consistentes, creio que há um valor considerável em considerar a inteligência humana como formas que nos permitem apreciar a enorme diversidade como as pessoas pensam e se comportam.




Embora tais críticas sejam consistentes, creio que há um valor considerável em considerar a inteligência humana como formas que nos permitem apreciar a enorme diversidade como as pessoas pensam e se comportam.
"EMBRACING THE WIDE SKY", A Tour Across The Horizons of The Human Mind, Daniel Tammet, 2009, pages 51 - 52
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