sábado, 24 de março de 2012

Por Quê? As primeiras raízes da psicologia.

Os filósofos e as primeiras raízes da psicologia


Como se explica que as coisas mudem e dêem lugar a novas coisas que antes não existiam? E se mudam, deve existir algo que não mude, o “primeiro princípio” de que são feitas, então, todas as coisas

Período cosmológico

Nesse período a preocupação era entender e explicar o cosmo, saber de que matéria era feito, buscar o princípio e a
lei que regia o universo que até então era concebido mitologicamente.
O cosmo era um composto de partes ou a mistura de elementos simples, dessa forma, o mundo só seria compreendido se conseguisse encontrar a unidade ou o elemento mais simples do universo, a essa maneira, ou o método de buscar a verdade ou a causa, ou principio, reduzindo o complexo ao elemento mais simples, deu-se o nome de elementismo, atomismo, monismo e é utilizado, ainda hoje pelas ciências

Tales de Mileto (640-548 AC) teve uma tendência elementista ao identificar a água como elemento presente em todos os seres vivos.


Heráclito de Éfeso (540-475 AC) observava que o mundo estava em constante mudança, num constante devir, e que o permanente era, apenas, ilusão de nossos sentidos.


Este espírito arrojado pronunciou pela primeira vez esta palavra profunda: "O ser não é mais que o não-ser", nem é menos; ou ser e nada são o mesmo, a essência é mudança. O verdadeiro é apenas como a unidade dos opostos. Temos, porém, ainda uma outra expressão que aponta mais exatamente o sentido do princípio. Pois Heráclito diz: "Tudo flui (panta rei), nada persiste, nem permanece o mesmo". E Platão ainda diz de Heráclito: "Ele compara as coisas com a corrente de um rio - que não se pode entrar duas vezes na mesma corrente"; o rio corre e toca-se outra água.


Além disso, Aristóteles diz que Heráclito afirma que é apenas um o que permanece; disto todo o resto é formado, modificado, transformado; que todo o resto fora deste um flui, que nada é firme, que nada se demora; isto é, o verdadeiro é o devir, não o ser - a determinação mais exata para este conteúdo universal é o devir.

Sua contribuição para a psicologia foi importante no sentido de lembrar sempre ao psicólogo, que ele não trabalha com unidades fixas, mas com processos mutáveis, onde a variação é inevitável. Heráclito encontrava no fogo o elemento básico do universo sendo este o agente de mudança.

Pitágoras de Samos (570-496 AC): Para ele o número é a essência permanente das coisas, diante das coisas mutáveis da experiência, os conceitos matemáticos são intemporais e imóveis e expressam as relações físicas e numéricas das coisas, dentro de uma ordem rítmica.


A tentativa de conhecer o mundo em termos quantitativos foi de muita importância na psicologia, o uso dos métodos quantitativos foi um dos fatores decisivos para fazer dela uma ciência.

"Ajuda teus semelhantes a levantar sua carga, mas não a carregues". (Pitágoras)

Por Quê? Fábio Herrmann.

Resumo do livro: O que é psicanálise de Fábio Herrmann.

Fábio Herrmann nasceu em 11 de julho de 1944 em São Paulo, formou-se em medicina em 1968 na USP (Universidade de São Paulo), ingressou em 1971 no instituo de psicanálise da sociedade Brasileira de psicanálise em São Paulo. Em 1976 recebeu o titulo de doutor em medicina pela UNICAMP (universidade estadual de campinas). Herrmann passou pela presidência da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), pela Federação psicanalítica da América Latina (FEPAL) e por outros postos científicos da Associação Psicanalítica Internacional (IPA). Fábio Herrmann escreveu algumas obras entre elas o livro “o que é psicanálise” da coleção primeiros passos.

No livro “o que é psicanálise” Fábio Herrmann começa falando um pouco sobre o ser humano, segundo ele o ser humano é um tanto estranho e absurdo. O ser humano quando nasce e depois de longo tempo são incapazes e indefesos, não sabem comer sozinhos, não sabe defender-se do frio e ainda pode sonhar que esta comendo e por algum tempo se contentar com isso, a alucinação. O homem almeja bens matérias para se satisfazerem, mais na realidade nunca alcançaram tal realização, talvez por não saberem o que realmente quer. “As maquinas funcionam hoje quase como gente, as pessoas quase como maquinas”.
Fabio Herrmann fala um pouco sobre o método da psicanálise, relata sobre o que um psicanalista faz, o que estuda e o que analisam. Ele nos mostra que através da analise é possível ouvir o que o paciente fala e o que fala por trás de suas palavras. O que o paciente fala pode estar cheio de significados que nem ele mesmo imagina. Para se fazer uma boa análise é necessário que se faça uma junção de diversas coisas que o paciente pode expressar, o paciente fala de algo que lhe aconteceu ontem, fala de um detalhe no consultório, tosse, faz uma piada e etc. isso tudo deve ser analisado em conjunto e não aos pedaços como uma pessoa de senso comum provavelmente se interessaria a ouvir. Esse tipo de atenção do analista Freud nomeou de “atenção flutuante”.
Na parte onde Herrmann fala sobre o inconsciente, ele relata que existe uma matriz para nossas emoções, a que chamamos desejo. É através do inconsciente que o analista consegue descobrir sentidos emocionais das pessoas.
Através dos desejos ou forças pulsionais apresentam as necessidades do organismo e de seu psiquismo, tais como fome, sexo, curiosidade e etc.
O inconsciente é regido por pulsões sexuais. Onde muito das pulsões é de origem infantil. São desejos que na fase adulta já não se pode nem pensar, por que talvez viole as normas da civilização ou contrariaria os impulsos mais importantes. Esses impulsos do inconsciente são impedidos de aparecer de forma consciente. A proibição de apresentar uma pulsão consciente se da o nome de repressão, se for muito completa chama-se recalque. A repressão impede que a idéia de um impulso apareça no consciente, contudo esse prazer ou desprazer que esta ligado a representação não dá pra sufocar. O afeto que esta ligado a essa idéia recalcada passa, mais passa de forma disfarçada e é então simbolizado por outra representação ou idéia. Segundo Freud ter acesso a idéia original, causaria muito desgosto.
Os sonhos, os atos falhos e as neuroses podem ser uma forma de representação para o reprimido.
O sonho também pode ser uma forma de interpretar desejos do inconsciente, segundo Freud os sonhos estão cheios de sentidos, através dos sonhos é possível analisar acontecimentos do dia anterior, e também pode haver relação com modos infantis do sujeito. Um sonho pode representar muitas coisas fundidas através de uma pessoa ou uma situação, esse processo foi nomeado por Freud como “condensação”. Às vezes um pequeno detalhe no sonho pode ser o elo principal para sua interpretação. A história que se constrói pela interpretação chama-se “conteúdo latente do sonho” aquilo que o sonho efetivamente mostra é o “conteúdo manifesto”.
O conteúdo latente é o significado de origem inconsciente apresentado através de cena visual, no caso dos sonhos. O conteúdo manifesto é o conteúdo que se dá através das imagens oníricas.
Entre o inconsciente e o consciente está o pré consciente, este é o lugar onde teoricamente esta as representações que não estando consciente, pode vir a estar, é o lugar do esquecido, do guardado, basta quer para torná-lo consciente.
Fabio Herrmann trás através de seu livro a segunda tópica de Freud onde ele fala sobre o id, o ego e o super ego. O id é um substrato de onde provêm as pulsões, o inconsciente, o id é a instância original da psique. Pra Freud ao nascer o individuo é puro id, com o passar do tempo e as cobranças da realidade esse individuo desenvolve uma espécie de organização secundária, essa organização seria o ego. Toda consciência cabe ao ego, ele é o responsável pelo contato com o ambiente, com a realidade externa, pela percepção, atividade, juízo e etc. Mais o ego não é só consciência, há funções inconscientes no ego. A terceira instância o super ego, é uma parte bem diferenciada do ego, tão diferenciada que chega a se contrapor. O super ego é uma espécie de sensor do ego, estimula o que se deve processar e proíbe o resto. O super ego age como uma consciência moral, no entanto para Herrmann o inconsciente é um fundamentalmente inconsciente e imoral.
O id supre a energia pulsional, que o ego, autorizado pelo super ego, transforma em pensamentos conscientes. Diante de uma pulsão do id que o super ego desaprova, o ego vê-se pensando entre exigências impossíveis de serem inteiramente satisfeitas. Se a pulsão for aceita e posta em ação conscientemente, o super ego ira condenar o ego em forma de angustia e sentimento de culpa. E se a pulsão for impedida continuara a insistir e pedir passagem para o consciente. Por isso é necessário um acordo, o ego deixa que o id passe de forma disfarçada, o super ego fecha um pouco os olhos, o id cede quando a forma e todos ficam felizes. O ego esta dividido entre o id e o super ego e ainda as exigências do mundo externo.
Antes da psicanálise consideravam a sexualidade como o ato sexual propriamente dito, na psicanálise a palavra sexual é muito extensa em seu significado, e esta ligada aos desejos, não só os sexuais.
Há libido investida em todos os atos psíquicos. Libido quer dizer sobre a energia sexual. A mente em sua evolução é um processo psicossexual, entende-se melhor esse processo através do desenvolvimento infantil.
A primeira fase é a fase oral, o prazer não esta ligado essencialmente a recepção dos alimentos e sim a sua relativa passividade, de uma boca aberta para engolir o mundo circundante. Não existe noção de partes para o bebê ele e seio de sua mãe formam totalidade. Na fase oral existe a fase oral-passiva ou receptiva, tudo esta para ser engolido ou rejeitado, com o aparecimento da dentificação, essa forma passiva se torna mais agressiva, morde, mastiga e etc. essa é a fase sádico-oral.
Na fase anal é um momento de evolução infantil, a criança expulsa e retém as fezes, que nessa fase é muito mais que sujeira. A criança é recompensada por evacuar na hora e no local indicado e é punida por não fazer de tal forma. O prazer de soltar e reter perdura por toda a vida, não necessariamente ligada as fezes.
Não só a fase anal, mais todas as outras vividas na infância ficam registradas as marcas características das fases e de como elas foram vividas.
Existem prazeres orais, como beijar, fumar, comer e etc. não diferente da fase anal, o prazer pode estar ligado tanto na doação, quando na produção, como na sensação de se livrar de coisas ruins e perigosas.
Quando há problemas com as fases o desenvolvimento do individuo fica comprometido, a criança provavelmente fixara a fase onde ela teve boa satisfação. Isso se chamara na psicanálise “ponto de fixação”.
Essa fixação pode ser visível no caráter do individuo. Na fase oral receptivo, alia-se certa passividade, como se o mundo estivesse sempre a servi-lo e satisfazê-lo em primeiro lugar. No caráter oral-sádico, há certa agressividade insaciável, sempre atacando para conseguir o que quer, mais destruindo e desaproveitando o que consegue. O prazer expulsivo da fase anal leva a um caráter violento, que tende a desprezar os outros e a expulsar de si todos os aborrecimentos. A fase anal retentiva é o contrario, há certa cautela excessiva, timidez, respeito, temor por ordens e etc.
Por seguinte se da à fase fálica mais ou menos entre os 3 e os 5 anos, nela o interesse erótico concentra-se nos órgãos genitais. E há masturbação.
O objeto de amor agora são os pais, na fase oral o objeto sexual é a mãe e agora será o genitor do sexo oposto (ou não). Nessa fase o menino anseia a mãe e odeia o pai e virse e versa. Essa fase triangular carregada de ciúmes é conhecida como complexo de Édipo.
O menino ao se sentir ameaçado a perder seu precioso órgão genital, que a cada reprovação ou castigo parece ameaçar, ele renuncia ao uso do pênis por um tempo, em troca deixa a rivalidade com o pai e trata de imitá-lo, identifica-se com as qualidades do pai e torna-se homenzinho.
Com as meninas dá-se algo mais complicado, primeiramente seu amor inicial era a mãe, que ofereceu-lhe todo cuidado inicial, agora a menina tem que mudar de direção. Quando a menina consta as diferenças sexuais, quando vê seu irmão ou amiguinho, cria-se uma teoria, lhe esta faltando esse órgão que é tão valorizado, o pênis, não por não ter, mais por que talvez tenha perdido ou ainda não se tenha desenvolvido, a menina culpa a mãe por tamanha desagradável condição e dirige seu amor ao pai. Por isso diz-se que o menino sai do complexo de Édipo através da castração enquanto a menina entra. Ambos os sexos é forçado a aceitar a castração e renunciar o seu desejo pelos pais.
O temor a castração pode ser tão terrível que o menino talvez renuncie precipitadamente ao genitor do sexo oposto, oferecendo-se por medo, aquele do mesmo sexo como objetivo de amor. O complexo de Édipo invertido fundamenta os quadros de homossexualidade.
No período de latência a criança volta sua atenção para outras coisas, estudos e brincadeiras. O período de latência dura ate a puberdade. Renasce ai os interesses eróticos, e com substitutos dos pais, esta é a fase genital propriamente dita.
O desenvolvimento da personalidade pode culminar em estados mentais diferentes, algumas anormalidades psíquicas, como neuroses, perversões e psicoses.
Os sintomas são geralmente, manifestação da angustia, forma comum de sintoma de angustia são as fobias. Um elevador, uma multidão, baratas, ratos e etc. certas condições provocam um medo extremo, insuportável, é como se simbolizassem perigos internos. Ou a angustia se manifesta de forma intensa, crises de ansiedade, onde a pessoa se debate, chora e ri descontroladamente, terminando numa espécie de desmaio, onde há então completa perda de consciência. Os sintomas podem ser também de forma sintomáticas, paralisias, dores, tosse, tiques e etc. E sempre inexistem lesões orgânicas que justifiquem os sintomas. Os sintomas representam simbolicamente as pulsões proibidas e o esforço para controlá-la. Um exemplo de paralisia no braço pode estar ligado ao impulso de se masturbar, com a proibição de fazê-lo. Isso acontece por que o afeto que esta ligado a pulsão sexual não pode ser reprimido, o que é reprimido é a representação, o ato sexual, esse afeto é extravasado como angustia, ou alimenta movimentos compulsivos, gestos paralíticos e etc.
No todo o livro fala sobre vasta introdução de algumas obras do Freud, onde é possível compreender de forma mais simples e também superficial essas terias tão complexas, é possível perceber que apesar dele expressar essas idéias de forma simplista, em nenhum momento banalizou o assunto, sempre dando grande importância as teorias que é de entendimento complexo.
Fábio Herrmann conseguiu deixar claramente maior parte do livro, trazendo as idéias de Freud de uma forma mais simples, mais que ainda assim em alguns poucos momentos se torna um pouco confusa suas idéias.


Referçencia:

HERRMANN, Fábio. O que é psicanálise. São Paulo: Abril cultural: Brasiliense, 1984. (Coleção primeiros passos; vol. 12)

Teatro: FREUD 2º Lição.





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