quinta-feira, 12 de abril de 2012

PSICOMOTRICIDADE.

 O termo “psicomotricidade” aparece, pela primeira vez, no discurso médico, mais especificamente, no campo da Neurologia, quando, no século XIX houve uma preocupação em identificar e nomear as áreas específicas do córtex cerebral segundo as funções desempenhadas por cada uma delas. E foi no século XX que ela passou a desenvolver-se como uma prática independente e, aos poucos, transformar-se em ciência.


A figura de Dupré, neuropsiquiatra, em 1909, é de fundamental importância para o âmbito psicomotor, já que é ele quem afirma a independência da debilidade motora (antecedente do sintoma psicomotor) de um possível correlato neurológico.

Em 1925, Henry Wallon, médico psicólogo, ocupa-se do movimento humano dando-lhe uma categoria fundante como instrumento na construção do psiquismo. Esta diferença permite a Wallon relacionar o movimento ao afeto, à emoção, ao meio ambiente e aos hábitos do indivíduo.

Em 1935, Edouard Guilmain, neurologista, desenvolve um exame psicomotor para fins de diagnóstico, de indicação da terapêutica e de prognóstico.Em 1947, Julian de Ajuriaguerra, psiquiatra, redefine o conceito de debilidade motora, considerando-a como uma síndrome com suas próprias particularidades. É ele quem delimita com clareza os transtornos psicomotores que oscilam entre o neurológico e o psiquiátrico. Com estas novas contribuições, a psicomotricidade diferencia-se de outras disciplinas, adquirindo sua própria especificidade e autonomia.

Julian de Ajuriaguerra e R. Datkine, 1947/48, na França apud Fonseca (1988) provocaram uma mudança na história da psicomotricidade, com as primeiras técnicas reeducativas vinculadas aos distúrbios psicomotores. Nessa época, Ajuriaguerra atualiza o conceito de psicomotricidade, associando-o ao movimento. Em seu manual de Psiquiatria Infantil, Ajuriaguerra delimita com clareza os transtornos psicomotores, “que oscilam entre o neurológico e o psiquiátrico”. Com essas contribuições, a psicomotricidade se diferencia de outras ciências e adquire sua própria especificidade e autonomia. Ajuriaguerra com suas novas concepções teóricas passa para a história da psicomotricidade como o único que conseguiu romper efetivamente com o imperialismo neurológico e com o conceito de paralelismo psicomotor de Dupré.

Na década de 70, diferentes autores definem a psicomotricidade como uma motricidade de relação. Começa então, a ser delimitada uma diferença entre uma postura reeducativa e uma terapêutica que, ao despreocupar-se da técnica instrumentalista e ao ocupar-se do "corpo de um sujeito" vai dando progressivamente, maior importância à relação, à afetividade e ao emocional.

Referências

Autor Desconhecido. Histórico, Sociedade Brasileira de Psicomotricidade. Diponível em: http://www.psicomotricidade.com.br/historico.htm Acesso em: 8 mar. 2010.

BRITO, Viviane Faria Alcântara. Psicomotricidade. Disponível em: http://pessoal.educacional.com.br/up/4380001/1946284/t203.asp Acesso em: 8 mar. 2010.

PQ? Frases sobre Psicomotricidade.

“ Na expressão corporal a ação é imaginária, mas os movimentos que a integram são seis.” Claude Chalanguier



“O brinquedo é o trabalho da criança, é o seu oficio sua vida”
Kergomard, Pauline

“A Psicomotricidade é a relação entre o pensamento, envolvendo a emoção”.
 Rosângela Pires dos Santos


“Não existe ação que não seja corporal”
Vayer; Toulouse

“O esquema corporal é a organização das sensações relativas ao seu próprio corpo em relação com os dados do mundo exterior”. Jean LeBouch

“ A lateralização é basicamente inata e governada por fatores genéticos, embora admita que a treinabilidade e os fatores de pressão social possam influenciá-la” Zsngwill (1975).

“ é de grande importância a educação pelo movimento no processo escolar, uma vez que seu objetivo central é contribuir para o desenvolvimento motor da criança o qual auxiliará na evolução de sua personalidade e no seu sucesso escolar” Le Boulch (1987).


“na educação corporal, a relação toma uma dimensão mais importante ainda através do conhecimento de si mesmo, do outro e da adaptação ao mundo dos outros” (Desobeau, 1982).

“A Psicomotricidade pode ser explicada a cada tipo de clientela desde a estimulação precoce até a geriátrica” (De Fontaine, 1979).

“ Psicomotricidade significa a associação estreita entre o desenvolvimento da motricidade, da inteligência e da afetividade” (Heuyer, 1948)

“A criança com dificuldades de aprendizagem é, numa palavra, o reflexo duma interação desajustada desta com o espaço que a envolve”. Barsch.

“ A psicomotricidade esteve erradamente ligada a antagonismos decorrentes de Educação Física, surgindo freqüentemente como técnica corretiva para crianças “anormais” e sendo confundida com a “ginástica corretiva e a cinesioterapia” (Fonseca (1983)

“a Psicomotricidade é, inicialmente, uma determinada organização funcional da conduta e de ação constituindo correlatamente certo tipo de prática da reabilitação gestual” Chazaud (1976).

(...) o corpo humano como sistema biológico é afetado pela religião, pela ocupação, pelo grupo familiar, pela classe e outros intervenientes sóciais e culturais” de modo que a experiência do corpo é sempre modificada pela experiência da cultura”
J. C. Rodrigues (1983).

“para que uma pessoa se exprima enquanto corpo que realiza mais livremente seus próprios desejos, é necessário que ela cresça não em sua individualidade absoluta, mas em suas relações com os outros e o mundo” Medina (1987)

“A reeducação psicomotora, pelo intermediário do corpo e do movimento, recorre ao ser humano na sua totalidade” A. Mucchielle Bourcier (1979)