segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Especial Freud parte 1

Especial Freud parte 1
O Entrelinhas faz uma homenagem a um dos maiores gênios do século 20: Sigmund Freud, que morreu há 70 anos, no dia 23 de setembro. Esse programa especial, inteiramente dedicado ao criador da psicanálise, mostra como a literatura foi importante para a formulação das teorias freudianas sobre o inconsciente e como a psicanálise também influenciou escritores e artistas.

                                

A ERA DO VAZIO....

A ERA DO VAZIO...
Hoje em dia somos constantemente bombardeados com uma infinidade sem precedentes de informações. Elas chegam até nós com uma velocidade alarmante, tão grande que resulta em uma impossibilidade de gerarmos qualquer tipo de emoção duradoura em relação às mesmas.

Esse fato se aplica aos mais variados tipos de acontecimentos, desde desastres naturais até lançamentos de estilistas. Isso, juntamente com a perda de identidade, objetivos e ideais por parte dos indivíduos de nossa sociedade gera uma compulsão pelo que é considerado "aceitável" pela maioria. Em outras palavras, após perceber que todas as instituições -- família, casamento -, crenças, verdades e hábitos foram contestados, após o desaparecimento dos antagonismos e da clareza entre o certo e o errado, após o aparecimento do relativismo -- tudo é relativo, não há mais o correto e o incorreto -, o indivíduo perde seus alicerces, não tem mais no que basear suas ações, não tem mais ideais que ajudem a guiar sua vida. Sem ter com o que compor o seu interior, sem ter como aprimorar seus valores e seu senso crítico, o indivíduo toma uma outra direção: procura se definir unicamente através de seu exterior, através de seu vestuário. Seguindo então a moda, que é extremamente inconstante, sempre se renovando, variando, se modificando. Cada estação um estilo diferente, tons diferentes, modelos diferentes. E a sociedade vai atrás, mantendo-se antenada nos mais minuciosos detalhes da moda, seguindo-a cegamente, tentando preencher um vazio ocasionado pela perda de valores. 

                      

Álcool mata mais que obesidade e tabagismo - Scientific American Brasil

Álcool mata mais que obesidade e tabagismo - Scientific American Brasil