quinta-feira, 14 de março de 2013

Séries de Psicologia e Comportamento Humano...


Séries de Psicologia e Comportamento Humano...
Como viciada em séries que sou, e apaixonada pela psicologia, venho buscando juntar essas minhas duas paixões.  Descobri (e ainda venho descobrindo) que há várias séries interessantes que envolvem a psicologia, psiquiatria e comportamento humano. Venho compartilhar com vocês minhas descobertas e trazer uma pequena sinopse pra se interessa pela tema.

IN TREATMENT

in treatment, em terapia
in treatment, em terapia, hbo, psicologia, series, seriados
 In Treatment  é uma série de televisão americana, do canal HBO, vencedora de um Globo de Ouro e dois Emmys. Produzida por Rodrigo García (ninguém menos que o filho do escritor Gabriel Garcia Márquez). Focaliza com dinamismo uma parte básica da sociedade moderna: a sessão de psicoterapia. Baseado em popular seriado israelense Be ‘Tipul, o programa acompanha a semana de trabalho do psicanalista Paul Weston, mostrando a cada noite uma sessão com seus pacientes – Laura, Alex, Sophie e o casal Jake e Amy – e, às sextas-feiras, mostra a visita de Paul ao consultório de Gina, sua própria psicanalista. Invadindo a mente confusa de um homem cuja profissão é aconselhar os demais, In Treatment oferece uma intricada visão sobre os profissionais nos quais confiamos para obter nossa própria perspectiva.

SESSÃO DE TERAPIA

sessão de terapia
sessão de terapia, gnt, psicologia, series, seriados, selton mello
Produzida pela GNT,é uma adaptação brasileira da série In Treatment, aqui dirigida por Selton Mello e produzida por Roberto D’Avila. São as mesmas histórias, porém com alguma adaptação pra cultura brasileira. Ambientada num consultório de psicanálise, a série de ficção acompanha o dia-a-dia profissional e pessoal do terapeuta Theo. Cada dia ele deve lidar com um paciente diferente (e seus medos, inseguranças, problemas e demônios internos) , o que vai afetar diretamente sua mente e sua vida pessoal em aspectos tanto primitivos quanto necessários, até que, finalmente, na sexta, ele tem uma avaliação de si mesmo feita por sua supervisora e amiga, Dora.

MENTAL 


mental, psicologia, series, seriados
Super produção da FOX da América Latina… que infelizmente teve apenas uma temporada,com 13 episódios. Mas mesmo assim SUPER RECOMENDO.  Com um caso em cada episódio, podemos acompanhar os dramas de um diretor com métodos bastante diferenciados e seus próprios problemas psicológicos. (Hoje existe a versão colombiana chamada Mentes em Choque). ‘Mental’ segue a história de Dr. Jack Gallagher (Chris Vance), um dinâmico, jovem e pouco ortodoxo psiquiatra que se torna o director dos serviços de saúde mental num hospital de Los Angeles. Aqui ele vai ter de conciliar os seus radicais, mas altamente eficazes métodos de tratamento, com o conservadorismo da administradora do hospital Nora Skoff (Annabella Sciorra), com quem partilha um passado romântico. Enquanto Gallagher confronta as mais diversas e complicadas crises dos seus pacientes, ele é capaz de mergulhar rapidamente na mente dos pacientes, não para resolver instantaneamente complexas desordens psiquiátricas, mas para compreender que tipo de pessoas realmente são. Isto poderá permitir-lhe descobrir aquela que poderá ser a chave para a demorada recuperação.

PERCEPTION


perception, psicologia, psiquiatria, series, seriados, tnt
Seriado da TNT que acaba de ter sua segunda temporada renovada. AMEI DEMAIS!!!! Na história, Eric interpreta o Dr. Geoffrey Pierce, um neurocientista excêntrico, que utiliza sua capacidade de compreender o comportamento humano e o funcionamento do cérebro para auxiliar os federais na solução de casos complexos. Pierce trabalha diretamente com Kate Rossi (Rachel Leigh Cook), agente do FBI, sua ex-aluna, que teve a ideia de recrutá-lo para trabalhar com o governo. Além de resolver crimes, Pierce também dá aulas em faculdades. A única forma de conseguir realizar as duas tarefas é mantendo Max Lewicki (Arjay Smith) como seu professor assistente. No elenco também está Kelly Rowan, como Natalie Vincent, a melhor amiga de Pierce, por ser a única a se igualar ao seu intelecto.

LIE TO ME


lie to me, seriado, serie, comportamento humano
Pra quem curte comunicação não-verbal é o seriado perfeito! E, de brinde ainda conta com uma atuação fantástica de Tim Roth na pele do Dr. Cal Lightman como um “identificador de mentira, através de micro expressões faciais”. O seriado é todo baseado em pesquisas em psicologia comportamental e comunicação corporal e circundado com uma trama muito irônica, já que o especialista é louco! Simples assim.  O Seriado ajuda a entender também causas e consequências de ações individuais e coletivas sob um outro ponto de vista.
A série traz as investigações de uma equipe formada por especialistas em detectar mentiras. As mínimas expressões e gestos são interpretados por esses cientistas do comportamento, que prestam seus serviços para diversas entidades, como o FBI, a polícia, empresas particulares ou mesmo pessoas que estejam dispostas a descobrir a verdade que alguém pode estar escondendo. O grupo é liderado pelo Dr. Cal Lightman, um cientista que dedicou toda a sua vida ao estudo do comportamento humano. Lightman ainda conta com a ajuda da sua parceira e psicóloga Dra. Gillian Foster, além do pesquisador Eli Locker e de Ria Torres, uma mulher com o talento natural de interpretar as expressões humanas. Juntos eles formam uma equipe de verdadeiros polígrafos humanos.

HUFF


huff, serie, psicologia, terapia, seriado
Huff foi uma série dramática de televisão norte-americana exibida nos Estados Unidos da América pela Showtime e no Brasil pela A&E. A série foi criada por Bob Lowry e apresenta Hank Azaria como o Dr. Craig “Huff” Huffstadt, um psiquiatra de sucesso cuja vida muda bruscamente quando um cliente de 15 anos comete suicídio em seu escritório. Após anos de ajuda e a lidar com os traumas seus clientes, Huff agora tem de lidar com o seu, por isso, é forçado a reavaliar sua carreira e repensar toda a sua vida. Ainda não vi, e não está muito fácil de achar na net, mas darei minha opinião assim que assisti-la.

WEB THERAPY

web therapy
web therapy, terapia, psicologia, serie, seriado
 Web Therapy é estrelada por Lisa Kudrow como Fiona Wallice, uma terapeuta que põe em prática um novo método de terapia, a Web Therapy. Na sua opinião, a versão tradicional das terapias de 50 minutos dá margem para que os pacientes falem sobre coisas irrelevantes. Encurtando as sessões para apenas 3 minutos, ela espera resultados mais rápidos, já que nesse caso o foco da consulta se volta para o que há de relevante. Suas sessões são feitas pela internet, através de webcams, e são gravadas na esperança de atrair investidores para tornar sua nova técnica uma opção de terapia a nível mundial. Fiona não é boa ouvinte, interrompendo constantemente as sessões com julgamentos, citações de experiências pessoais desnecessárias, e tentativas de promoção do método por parte dos pacientes. Muito do humor da série gira em torno de seus óbvios interesses pessoais nas sessões. Enquanto a primeira temporada aborda sua falta de profissionalismo e seus interesses particulares, a segunda temporada foca no seu relacionamento com o marido.

 CRIMINAL MINDS

criminal minds
criminal minds, serie, seriado, crime, psicologia
Série de suspense focada numa equipe de elite do FBI cuja especialidade é analisar perfis de criminosos, para antecipar seus passos e evitar que eles voltem a atacar. Enquanto detetives comuns estudam as evidências de um crime, esta unidade analisa o comportamento do criminoso até chegar a uma lista de suspeitos. Eles investigam o crime de dentro para fora, ou seja, eles tentam pensar com a cabeça do criminoso. Eles estudam o comportamento dos bandidos, onde eles vivem e trabalham, para descobrir o que pensam. O líder da equipe é o agente especial Jason Gideon, o principal analista comportamental do FBI. Os experts que formam sua equipe são o agente especial Dr. Spencer Reid, um gênio com QI alto e pouca vida social; o agente especial Aaron Hotch, um homem de família capaz de ganhar a confiança das pessoas e descobrir seus segredos; o agente especial Derek Morgan, especialista em crimes obsessivos; e Elle Greenway, uma agente que age motivada pela agressão que sofreu há alguns anos. Cada membro da equipe use sua especialidade para levantar as motivações dos predadores e identificar seus gatilhos emocionais na tentativa de impedir que continuem agindo.

ANGER MANAGEMENT


anger management, series, psicologia
Em “Anger Management”, na história, Charlie interpreta um ex-jogador de baseball, também chamado de Charlie, que teve sua carreira prejudicada graças aos seus rompantes de raiva. Após passar um período fazendo terapia, ele conseguiu estabelecer-se como jogador, chegando ao ponto de disputar partidas importantes. Mas, pouco depois, ele sofreu uma recaída. Em seu último jogo, Charlie tenta matar um morcego que pousou em sua perna batendo nela com o bastão de baseball. O incidente definiu o fim de sua carreira. Assim, Charlie voltou aos estudos.
Agora ele trabalha como terapeuta, tentando ajudar outras pessoas como ele. Além de manter um consultório particular, Charlie também realiza sessões de terapia para um grupo de detentos na cadeia local. Uma atividade pro bono. Mas isto não significa que Charlie já tenha superado seu problema. Sua vida continua um verdadeiro caos. Ainda lutando para controlar seus rompantes de raiva, ele continua frequentando sua própria terapeuta, que neste caso é sua melhor amiga (Selma Blair). Sua vida pessoal também não está passando por uma boa fase. Sua ex-esposa (Shawnee Smith) continua escolhendo os homens errados e sua filha de 13 anos (Daniela Bobadilla) sofre de transtorno obsessivo-compulsivo.

GO ON


go on, terapia, psicologia, serie, seriado
Após uma breve licença, Ryan King (Matthew Perry, o Chandler de Friends), um comentarista esportivo que perdeu sua esposa em um acidente de carro, está pronto para voltar ao trabalho. Porém, apesar de parecer a mesma pessoa à primeira vista, seu chefe o manda para aconselhamento antes de colocá-lo de volta ao ar.
Portanto, um relutante Ryan começa a frequentar um grupo de apoio, com o único objetivo de retomar sua vida profissional. Entretanto, com apenas um dia de terapia, ele toma conta da reunião e começa com a discussão de “quem tem a história mais triste”, o que faz com que os integrantes interajam de forma mais natural.
A completa falta de interesse em se curar de Ryan pode ser o que o grupo precisa e, talvez, algo que o próprio protagonista vai aproveitar para seguir com sua vida. A série é produzida por Scott Silvestrini (Friends).
Pra quem também gosta do tema, e souber de mais séries nessa linha, avisem. O vício aqui é grande!