quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Filmes que abordam o tema Psicopatologia e/ou Drogadição.


Filmes que abordam o tema Psicopatologia e/ou Drogadição



Filmes que abordam o tema Psicopatologia e/ou Drogadição


Melhor, Impossível
(Helen Hunt, Jack Nicholson, Skeet Ulrich, Cuba Gooding Jr., Greg Kinnear)
Sinopse: Escritor anti-social (Nicholson) entra em parafuso depois de aceitar cuidar de cachorrinho do vizinho doente e gay (Kinnear) e sentir-se apaixonado por uma garçonete (Hunt). Pouco a pouco, o neurótico sente-se desafiado a mudar seu comportamento francamente agressivo para conviver com estas pessoas. Mas será uma empreitada e tanto para todos os lados.
Taxi Driver
(Leonard Harris, Cybill Shepherd, Robert de Niro, Peter Boyle, Harvey Keitel, Albert Brooks e Jodie Foster)
Sinopse: Taxista nova-iorquino (Robert de Niro) ao conhecer uma prostituta adolescente (Jodie Foster) revolta-se com a sociedade. Mentalmente perturbado, ele decide afastar a garota do submundo.
O Despertar para a Vida
(Eric Stoltz, Helen Hunt, William Forsythe, Wesley Snipes, Elizabeth Peña)
Sinopse: Um jovem escritor (Eric Stoltz, de Vem Dormir Comigo), um motociclista rebelde e racista (William Forsythe, de Era uma Vez na América) e um alcoólatra negro (Wesley Snipes, de Blade 2) acabam-se encontrando em uma enfermaria. Paralíticos, descobrem que os preconceitos e vícios devem ser superados para recomeçar a vida. Aos poucos, trocam experiências e surge uma forte amizade entre eles. Porém, as visitas da amante do escritor (Helen Hunt, Oscar de Atriz por Melhor é Impossível,) começam a estabelecer um clima de tensão. Baseado em fatos reais, O Despertar para a Vida é um drama emocionante aclamado por crítica e público.
Sempre Amigos
(Gena Rowlands, Kieran Culkin, Gillian Anderson, Elden Henson, Sharon Stone e Harry Dean Stanton)
Sinopse: Garoto extremamente inteligente, com problemas nas pernas, muda-se para uma casa em que seu novo vizinho é um menino forte, porém intelectualmente limitado. As visíveis diferenças entre os dois estreitam a nova amizade.
A Eternidade E Um Dia
Sinopse: Vencedor da Palma de Ouro em Cannes (98), o filme de Theo Angelopoulos mostra os questionamentos de um escritor (Bruno Ganz) de sucesso confrontado por uma doença terminal.
Kramer Vs. Kramer
(Meryl Streep e Dustin Hoffman)
Sinopse: Drama sensível sobre os traumas do divórcio e as dificuldades de um pai em criar seu filho. O filme venceu cinco Oscar.
Marcas de um Passado
(Kathy Baker, M Emmet Walsh, Michael Keaton, Tate Donovan e Morgan Freeman)
Sinopse: Ao se internar numa clínica de desintoxicação, um executivo (Michael Keaton) viciado em cocaína terá de enfrentar as duras etapas do tratamento.
Filhos do Silêncio
(William Hurt, Marlee Matlin e Philip Bosco)
Sinopse: Um dos filmes mais aclamados pela crítica na década de 80, Filhos do Silêncio recebeu quatro indicações para o Oscar. Baseado no sucesso da Broadway, conta a história de amor de John Leeds (William Hurt), um professor de deficientes idealista e uma decidida moça surda, chamada Sarah (Matlin). No início, Leeds vê Sarah como um desafio à sua didática. Mas logo o relacionamento dos dois transforma-se num romance tão passional, que rompe a barreira do silêncio que os separa.
Eu, Christiane F. – 13 anos, Drogada e Prostituída
Sinopse: Um retrato cruel e amargo de uma geração que tem no uso de drogas a sua opção de fuga e sobrevivência. Tendo que se prostituir na adolescência para sustentar seus vícios, Christiane entra numa roda de degradação e desespero e chega ao fundo do poço sem conseguir achar saída para seus problemas existenciais e a realidade que a cerca.
Rain Man
(Dustin Hoffman e Tom Cruise)
Sinopse: O insensível Charlie Babbitt espera receber uma grande herança após a morte de seu pai, a quem ele não vê a anos. Mas Raymond (Dustin Hoffman), seu irmão mais velho, internado em uma instituição médica, alguém cuja existência Charlie ignorava até então, é quem recebe toda a fortuna. Raymond é um “autista sábio” com habilidades mentais seriamente limitadas em algumas áreas, mas com capacidade de gênio em outras. Quando Charlie rapta Raymond, a longa e maluca viagem atravessando o país, rumo a Los Angeles, ensina a ambos algumas lições sobre a vida. À medida que ambos superam sua desconfiança mútua, uma profunda ligação surge entre eles ao compartilharem sofridas lembranças do passado, problemas do presente e a possibilidade de um futuro radiante juntos.
Íris
(Kate Winslet, Hugh Bonnville, Judi Dench, Eleanor Bron )
Sinopse: O filme retrata a vida da escritora e filósofa britânica Jean Iris Murdoch (1919 – 1999), baseado em dois livros biográficos escritos por seu marido, o também escritor e professor John Bayley. Em 1950, Iris conhece seu futuro companheiro, que fica imediatamente impressionado com a ingenuidade e talento artístico da jovem. Surge o namoro que acaba em casamento, que décadas depois, continua vibrante e cheio de amor. Iris tornou-se uma celebridade, mas começa a apresentar os primeiros sintomas do mal de Alzheimer, perdendo gradualmente a memória e sofrendo ataques de demência. Apenas o amor de John permanece ao lado de Iris nos últimos dias de sua vida.
Meu Pé Esquerdo
Sinopse: O 10º de um total de 22 filhos de uma família pobre irlandesa, Christy sofre de paralisia cerebral tão grave que por vários anos ele é considerado um “tonto”. Mas em uma luta apaixonada, ele utiliza o único membro sobre o qual conseguiu algum controle – seu pé esquerdo – para escrever um apelo para a única pessoa que pode ajudá-lo a conseguir desenvolver seu potencial: “Mãe.” Essa é a primeira de muitas palavras – e trabalhos – que Christy irá utilizar para superar sua amarga solidão, raiva e sexualidade reprimida para assombrar o mundo com o talento sem paralelo – e felizmente revelado – de um verdadeiro artista.
Um estranho no ninho (“One flew over the cuckoo’s nest”)
Impossível não começar por esse filme. Já é um clássico na discussão da normalidade e da questão dos hospitais psiquiátricos. Jack Nicholson está impecável, como sempre, no papel de um presidiário internado por “comportamento anti-social”.
Asas da liberdade (“Bird”)
Um belo filme que retrata um quadro catatônico de um soldado ferido em guerra e internado em um manicômio. A cena final é surpreendente.
Meninos não choram (“Boys don’t cry”)
Belíssimo e doloroso filme que discute a questão da inadequação de gênero.
Garota interrompida (“Girl, interrupted”)
Baseado em fatos reais, mais um filme a discutir as arbitrariedades do conceito de normalidade e a adaptação a loucura como forma de normalidade. Angelina Jolie está fantástica no papel.
O pescador de ilusões (“Fisher king”)
O encontro entre um “yuppie” e um “homeless” psicótico nas ruas de Nova Iorque. Apesar das belas cenas das alucinações visuais o filme é mais uma discussão sobre projetos de vida.
Shine
A história real de um genial pianista diagnosticado como esquizofrênico. Ótima para ver e conferir se seria esse mesmo o possível diagnóstico.
Os 12 macacos (“12 monkeys”)
Em um ambiente do futuro, esse filme de ficção científica mostra-nos que o hospício continua o mesmo, apesar de todos os avanços tecnológicos.
Bicho de 7 cabeças
O fantástico filme brasileiro baseado no livro “Canto dos malditos” (citado abaixo), tem Rodrigo Santoro, em excepcional atuação, no papel do adolescente internado em um hospício por ter sido descoberto com um cigarro de maconha. Imperdível.
Uma mente brilhante (“A beautiful mind”)
Narra a história verídica do premio Nobel da Matemática John Nash, portador de esquizofrenia.
Mentes que brilham (“Litlle man Tate”)
Uma criança superdotada intelectualmente e suas dificuldades de adaptação.
Agora ou Nunca
Elenco: Timothy Spall, Lesley Manville, Alisno Garland e James Carden
Retrato da vida suburbana londrina, personificada em uma família que mora em um conjunto habitacional. Um taxista gentil (Timothy Spall) se esforça para garantir alguns trocados no fim do dia, enquanto sua mulher (Lesley Manville), caixa de supermercado, está desiludida com o casamento e com a falta de ambição do marido. Os filhos do casal são obesos e infelizes. Rachel (Alison Garland) faz faxina em um asilo e o entediado adolescente Rory (James Carden) passa os dias diante da televisão e é agressivo com as crianças da vizinhança. Trata-se de uma família desestruturada, em que todos vivem num processo de desajuste, individual ou social. O surgimento de uma doença grave em um dos membros da família leva todos a um confronto com a qualidade de suas relações e o significado da vida. Neste filme, o diretor inglês Mike Leigh, o mesmo do aclamado Segredos e Mentiras (1996), mantém a abordagem humanista que caracteriza sua obra.
K-PAX
Prot é um homem encontrado por policiais, numa estação de trem de Nova York (Grand Central Station), durante um assalto. Mesmo não sendo culpado do roubo, ele se revela ” estranho” e é levado a um hospital psiquiátrico pelos policiais. Na ala em que ele é internado, os pacientes são tidos como loucos irrecuperáveis. Assim são vistos e assim são tratados pelos funcionários e todos os que os cercam. Toda a expectativa que se tem sobre eles é definida pelo rótulo. Para os profissionais de saúde mental, a grande vitória possível só pode ser obtida no uso dos medicamentos que, por abrandarem o deprimente espetáculo da loucura, são considerados eficientes. Digo que abrandam porque, remédios são bons, mas só abrandam, não curam a loucura.
Lembranças de um Verão
Diretor: Scott Hicks
Atores: Anthony Hopkins, Ted Brautigan, David Morse, Bobby Garfield, Hope Davis – Liz
Resumo: No mês que estamos falando de pais que não sabem lidar com suas emoções e assim maltratam emocionalmente seus filhos, tive a sorte de encontrar um filme brilhante, emocionante e intenso. A vida de um garoto se modifica, quando um velho enigmático aluga um quarto no andar de cima da sua casa. Baseado em contos de Stephen King.
Encontrando Forrester
Diretor: Gus Van Sant.
Atores: Sean Connery,Robert Brown,Ana Paquin,April Grace
Resumo: É a história de um homem que mora só, num apartamento num bairro negro de Nova York e, nunca sai de casa. Seu comportamento chama a atenção de um grupo de garotos negros, que criam mitos sinistros sobre o homem. Numa aposta, um deles, que tem necessidade de ser aceito pelo grupo, compromete-se a invadir a casa do homem. Ele então invade o apartamento e é surpreendido pelo morador. Foge, mas deixa cair sua mochila com todos seus escritos e anotações. Daí em diante começa uma grande amizade onde podemos aprender uma infinidade de coisas sobre os relacionamentos humanos e suas características.
Ensina-me a Viver
Diretor:Hal Ashby
Atores: Ruth Gordon, Bud Cort
Resumo: Harold (Bud Cort) é um homem infantil de 20 anos, deprimido, obcecado pela morte e que passa todo o seu tempo livre indo a funerais e organizando falsos suicídios para impressionar a sua mãe. Num desses funerais, Harold ajuda Maude, uma mulher de 79-anos e que é apaixonada pela vida. Ela e Harold começam a passar muito tempo juntos e, nesses períodos, ela o expõe às maravilhas e possibilidades de vida com alguém. Depois de rejeitar três pretendentes arrumadas por sua mãe que seriam esposas potenciais (Harold monta falsos suicidios na frente delas), Harold anuncia que ele se casará com Maude. Porém, Maude tem uma surpresa para Harold que vai mudar a vida dele sempre.
Duas Vidas (The Kid)
Se você tivesse a chance de se encontrar com a criança que era, aos oito anos de idade, você acha que ela ficaria feliz de saber o que se tornou? No caso de Russ Duritz , a resposta é um grande “NÃO!”. Bruce Willis estrela como Russ Duritz, um poderoso e famoso “consultor de imagem” , cuja vida é virada de cabeça para baixo quando, magicamente, conhece Rusty (Spencer Breslin), ninguém menos que ele mesmo, aos oito anos. Rusty é carinhoso, mas é uma criança gordinha e não muito feliz com o que ele se tornou aos quarenta anos – um “perdedor” , sem esposa ou cachorro. Ironicamente, o garoto ajuda Russ a se conhecer e relembrar seus sonhos de infância, para se tornar o adulto que sempre quis ser.

Idílico....

   


O idílico me fascina.....

Sinto .....

Momentos  felizes....
Só sentindo.....
Vc e eu.....