domingo, 26 de agosto de 2012

Pq....Pq.....Viro a cabeça...Quando tento analisar um fenômeno....


Na tentativa do normal....
Detalhe que me agride profundamente.....
Paradoxo....Não....só é ser assim.....
Apenas divagando.....
Cabeça tomba....sem perceber.....
Sou assim...
Rústica...Provençal...Que ama o diferente...




SUPERAÇÃO.....EXEMPLO DE VERDADE.....AMEI!!!!!

Pq....Filosofia e Filósofos......




Filosofia é a ciência que tem por objetivo proceder a uma reflexão em torno do conhecimento humano. Ela trata sobretudo dos fins e valores dos seres. Na  antiguidade englobava todas as ciências, as quais se valiam apenas do método dedutivo.


   Para Sócrates (469-399 A.C.). O homem deveria se conhecer para assim poder conhecer o comportamento de outras pessoas. Hoje se sabe que este procedimento, essa auto-análise(introspecção), não tem valor que lhe atribua o grande moralista helênico. Pelo contrário, é conhecendo os outros que nos conhecemos.

   Platão (427-347 A.C.) preocupou-se mais com o problema da origem das ideias. Suponha que os homens nasciam com ideias e que o ambiente apenas as despertava durante o desenvolvimento. Para ele, a alma teria uma função racional (no cérebro), uma afetiva (no coração) e uma instintiva (nas entranhas).

   Coube a Aristóteles (384-322 A.C.) as primeiras investigações mais seguras sobre a consciência e a conduta do homem. Elaborou leis acerca dos fenômenos mentais e compreendeu a inter relação entre o organismo e o ambiente. Para ele, nada haveria no cérebro que não houvesse passado pelos órgãos de sentido.

   Muitos séculos depois do grande sábio estagirita, René Descartes (1596-1650 A.C.) admite que as relações humanas são reflexas, são respostas a estímulos. Descartes, porém, achava que o homem se distinguiria dos animais inferiores por possuir inteligência, substância colocada na glândula epífise por Deus. Ele era nativista, isto é, achava que as ideias eram inatas. Depois de descartes, duas correntes surgiram na filosofia: os mecanicistas, para os quais o corpo era uma "máquina" comandada pela alma.

   Em "Ensaio Sobre o Entendimento Humano" (1690), John Locke (1632-1704) opôs-se a descartes, admitindo que "o conhecimento humano é produto de experiências e reflexão, fora das quais nenhuma ideia pode existir, e que nossas experiências são a unificação das sensações físicas, através dos órgãos dos olhos, dos ouvidos, etc."

   Foi Fechner (1801-1887), no entanto, o primeiro a tentar entender as relações entre a alma e a matéria corporal. Queria saber qual a relação que existe entre um estímulo (o peso, por exemplo) e o sentir pela alma (sensação). Sua obra "Elemente der Psychophysik" (1860), elabora com muitos dados do fisiólogo Weber (1795-1878), seu professor, é uma tentativa visando libertar a Psicologia da Filosofia.

   Muitos foram os cientistas que procuraram fazer da Psicologia uma ciência com objeto definido, métodos e Psicologia uma ciência com objeto definido, métodos e leis. Verdade, porém, é que foi Wilhelm Wundt (1832-1920), doutorado em 1856 e professor em Heidelberg, onde era também assistente de Helmholtz (1821-1894), quem, em Leipzig, colocou o marco inicial da Psicologia moderna, ou realmente científica. Fez estudos sobre as sensações e percepções, tendo por pacientes seus alunos. Publicou entre 1873 e 1874 a obra "Psicologia Fisiológica"; em 1879, criou o primeiro laboratório de Psicologia no mundo e em 1881 fundo uma revista ("Estudos Filosóficos").

   Com Wundt, no entanto o objeto da Psicologia são ainda os fatos da consciência, como as sensações, as percepções, as lembranças, as associações de ideias. A partir de suas pesquisas é que surgirão muitos investigações, não só sobre a consciência como sobre o comportamento. São criadas muitas técnicas, aparecem as teorias e, com elas, as chamadas "escolas", cada uma entendendo à sua maneira a conduta e a personalidade do ser humano. Entre outras, são hoje bem conhecidas a Reflexológica (Pavlov, Bechterev, Luria, Leontiev, Krasnogorsky...), o comportamentismo (Watson, Hunter, Hull, Guthrie, Skinner...), o configuracionismo, ou Gestalt (Wertheimer, Koffka, Köhler, Lewin...), a psicanálise (Freud, Adler, Jung, Horney, Murray, Melanie Klein...) a Fenomenologia (Husserl, Hieddeger, Merleau-Ponty...) e o Personalismo (Calkins, Stern...). Cada escola, ou corrente, reúne um conjunto de psicólogos que, em decorrência de pesquisas já realizadas, admitem certos métodos e concepções próprias acerca do comportamento, da motivação, do desenvolvimento individual, da aprendizagem e da personalidade.

Pq...Pq...Comportamento....




Por comportamento entendemos as atividade de um organismo que podem ser observadas por uma pessoas ou registradas pelos instrumentos de um cientista. Um homem anda de bicicleta, dirige automóvel, pinta um quadro, é entrevistado numa emissora de televisão, orienta o treinamento de esportistas, enfim, tem uma série de atividades diárias que podem ser observadas. Podemos, também, submetê-lo a testes de inteligência, avaliar suas realizações em condições rigidamente científicas. Suas atividades, suas reações que observamos chamamos comportamento, conduta (behavior). As reações do indivíduo refletem atividades mentais aquelas m que é marcante a participação do córtex-cerebral; afetivas são as que decorrem de uma participação maior do sistema nervoso autônomo; e motoras são aquelas em que é predominante os movimentos dos músculos estriados. Mas, como é fácil de se deduzir, quando estamos em situação (estímulos físicos e sociais), nossas reações são mentais, afetivas e motoras, simultaneamente. Em dada situação, o organismo apresenta um conjunto de respostas, reações, reflexos, que denominamos conduta, comportamento.

Pq...O TERMO PSICOLOGIA??????






O vocábulo Psicologia é de origem grega. Psicosignifica alma e logia, estudo. Foi usado pela primeira vez por Felipe Melanchthon em suas aulas na universidade de Wittenberg, na Alemanha, em 1550. Goclênio tornou-o de uso corrente a partir de 1600, utilizando-o para designar um conjunto de conhecimentos sobre a alma e suas manifestações. Até então, os estudos sobre a alma, a consciência, a conduta e a personalidade do homem pertenciam à Filosofia. As explicações sobre o pensar, o sentir e o agir eram dadas pelos filósofos.

Pq...Pq... PSICOLOGIA ANORMAL.



Enquanto a Psicologia é o estudo do comportamento, a Psicologia Anormal é a investigação e análise dos desvios do comportamento normal e da configuração da personalidade desajustada, ela tem por objetivo as neuroses as psicoses, os distúrbios psicossomáticos, o desajustamento social do indivíduo, as anormalidades na conduta sexual, enfim, o comportamento, as experiências e as relações sociais da personalidade que se destaca do tipo mediano, do tipo padrão. E, embora trate também dos bem-dotados, dos indivíduos excepcionalmente mais capacitados, ela é comumente tornada como Psicopatologia.

   O estudo do comportamento anormal (ou desajustado) é precupação bem antiga. Galeno, por exemplo, atribuiu a histeria (tipo de neurose) a disfunções dos ovários. Hipócrates, Herófilos e Galena são alguns dos muitos nomes que poderiam ser citados como precursores da Pscicologia Anormal.

   Foi Franz Anton Mesmer (1733-1815) quem, na última parte do séc. XVIII (18), demonstrou em Paris que os sintomas anormais podiam ser induzidos por outras pessoa. Com isso ele inaugurou uma nova era para a Psicopatologia, embora, é evidente, não dispusesse de elementos em número suficiente para explicar os fenômenos estudados. Ele admitia, por exemplo, que a influência de uma pessoa sobre outra era devido ao "magnetismo animal". No séc. XIX (19), o mesmerismo, rebatizado como "hipnotismo", por Braid (Inglaterra, 1841), voltou a ser matéria de estudo dos psicólogos clínicos.

   No início de 1880, o neurologista Charcot, em Paris, e o professor de Medicina, Bernheim, em Nancy, usaram a hipnose como meio de estudo da neurose histérica. Charcot exerceu grande influência nos meios científicos europeus e teve como estudantes, entre outros, Pierre Janet e Sigmund Freud. Janet ocupou-se das neuroses histéricas e obsessiva e contribuiu bastante para o desenvolvimento da Psicopatologia e da moderna psicodinâmica porque sempre foi muito claro em suas exposições.

   Quanto a Freud, sua extensa obra teve uma influência incomum no mundo ocidental. E bastaria citarmos alguns nomes importantes da Psicanálise para observarmos como a Psicologia Anormal se beneficiou com a existência de Freud. Entre outros, são reconhecidos como teóricos influenciados por Freud, os freudianos, Otto Rank, Stekel, Ferenczi, Brill, Reich, Alexander, Jung, Adler, Stanley Hall, Horney, Melanie Klein, Anna Freud, Ernest Jones, Murray, Fenichel, Sullivan, Clara Thompson.

   Graças a Psicanálise, a Psicologia Anormal encontrou material para realçar os elementos constituintes da personalidade, os primeiros anos de vida como os mais importantes na configuração da personalidade, a motivação inconsciente e o seu dinamismo, o desenvolvimento dos mecanismos de defesa do ego na luta contra a ansiedade, e o papel da frustração, regressão e conflito na precipitação e manutenção do comportamento anormal. Os psicanalistas se dedicaram ao estudo das neuroses, do hermafroditismo, da psicopatia e da delinquência, enquanto os psiquiatras entregaram-se mais a pesquisas sobre as reações psicóticas: esquizofrênicas, alcoólicas, epilépicas, maníaco-depressivas e paranoicas.

   Segundo uma descrição de Iracy Doyle, na antiguidade a psiquiatria começou com Hipócatres, Herófilos, Celsus, Aretaeus, Coelius, Aurelianus e Galeno. Aretaeus (80 D.C.), por exemplo, já houvera descritos e fundido a mania com a melancolia (tipo de psicose). E no período moderno a psiquiatria teve em Phillipe Pinel (1745-1826) seu primeiro representante. Coube a ele, na direção do hospital de Bicêtre, iniciar a revolução moderna desse ramo do saber humano. Esquirol, também na França, descreveu os delírios, e Kraepelin, na Alemanha, viria, mais tarde, a classificar e limitar os conceitos de alguns tipos de Psicoses, principalmente a paranoia. Kretschmer, Meyer, Bleuler, Jauregg, Sakel (insulinoterapia), Egas Moniz são alguns nomes de realce da história da psiquiatria moderna.

Professora...Artista....Olhar Apurado.... ADRIANA FAYAD CAMPOS..




Ah esse era só um exercício sobre olhos, mas pus aqui pque me lembrou a Roberta IdaFranches, na elegância e delicadeza dos traços





Formule de l'Amour...




Amor é....
Complexo....Complicado....
Imagine...uma fórmula que não possui explicação....
É assim...
Paixão oculta....menos .....saudade... multiplicado por Ódio....somado.....a recusa..... subtraído pelo medo.....loucura....sentir....medo....querer.....e....


Sei lá?????????......
Aprendeu como é o amor?......Nem eu!!!!!......
Por isso acredito no sentir.......
Sinta.....






Amour .... Passion .... Je nostalgie.

Amour ....
Passion ....
je
nostalgie.....