domingo, 27 de julho de 2014

A psicologia da mentira: porque todo mundo mente?

A psicologia da mentira: porque todo mundo mente?

PERIGO...PERIGO...PERIGO...PERIGO...PERIGO
E quem mente o tempo todo? Pseudolalia ou Mentira patológica
Podemos dividir o mentiroso patológico em dois grupos:
1) a pessoa que mente com uma alta frequência mas não acredita nas suas mentiras;
2) a pessoa que mente frequentemente mas acredita que as suas mentiras são verdades.
O fato de acreditar ou não no que se diz é a grande diferença. No primeiro tipo, a pessoa mente por sua própria história de reforçamento, ou seja, pelas experiências pessoas que teve e lhe fizeram crer que mentir é melhor, na maior parte dos casos, do que dizer a verdade. Em outras palavras, a pessoa foi mais premiada ao mentir do que dizer a verdade.
No segundo tipo, há um indício de doença mental, pois acreditar fielmente em suas próprias mentiras pode significar um distúrbio psicológico grave. Entretanto, para sabermos ao certo se a pessoa possui uma doença e qual forma de doença é, precisamos fazer uma avaliação psicológica e psiquiátrica para fecharmos um diagnóstico.

Conclusão
A mentira é comum, está por toda a parte e é dita milhares de vezes ao nosso redor e, talvez, por nós mesmos. O que não quer dizer, claro, que é algo a ser louvado. Dizer que está tudo bem quando encontramos um conhecido na rua (quando na verdade tudo está a ir mal) é uma mentira pequena, quase sem consequências.
O filósofo Immanuel Kant pensava que a mentira nunca, em nenhum caso, deve ser dita. Pois, de acordo com ele, não devemos fazer nada que não gostaríamos que o outro fizesse conosco. De forma a agir como se, agindo do melhor modo, o outro também pudesse fazer o mesmo.
Ele dá um exemplo, no livro A Crítica da Razão Prática, no qual um amigo é perseguido. Sabemos aonde ele está e ao sermos questionados sobre o paradeiro do amigo por seu perseguidor, devemos dizer a verdade, pois isto é o correto a fazer.
Ou seja, entregamos o amigo para o inimigo dele, porque dizer a verdade é o que é certo fazer em todos os casos. O que ele argumenta é que devemos agir eticamente, não importando a consequência que o nosso ato tenha. Não vamos agir para parecermos bons aos olhos alheios, nem vamos agir mal por influência de alguém ou para nos livrarmos de um incômodo.

Séries de TV e Psicologia

Psicologia e Séries de TV: Lista Completa

Então vamos lá?
Eu estou começando a lista, mas gostaria que você me ajudasse a completá-la, indicando Séries que você gosta e que estão ligadas à psicologia! Por favor, comente ao final do texto e nos ajude a expandir a lista.

Séries de TV e Psicologia

1) Médium

Medium (no Brasil, A Paranormal) foi uma série de televisão dramática americana que estreou na NBC em 3 de janeiro de 2005 e terminou na CBS em 21 de janeiro de 2011.1 O programa foi criado, produzido e dirigido pelo vencedor do Emmy, Glenn Gordon Caron, baseado no livro de Allison DuBois, Don’t Kiss Them Good-Bye.
No Brasil é exibida pelo Universal Channel e em Portugal foi exibida pela TVI e pelo AXN e atualmente é exibida pela Fox Life. Em 2011 passou a ser exibida no Brasil pelo Universal Channel.
DuBois, interpretada por Patricia Arquette, é uma mulher casada, mãe de três filhas e uma estudante de Direito que desde criança recebe mensagens dos mortos. Desde a infância ela tem lutado para dar um sentido aos seus sonhos e visões de pessoas mortas.
Temendo que seus sonhos possam afetar sua saúde mental, ela se apoia em seu marido Joe (Jake Weber), um engenheiro aeroespacial que aos poucos começa a acreditar que sua esposa pode estar falando a verdade. Mas o real desafio será convencer seu chefe, o Promotor Devalos (Miguel Sandoval) e os outros doutores do sistema de justiça criminal, de que as suas habilidades podem ser verdadeiras e que elas podem desvendar horríveis e violentos crimes cujas as pistas se encontram com aqueles que já morreram.

2) In Treatment

In Treatment (br: Em Terapia; pt: Terapia) é uma série de televisão americana, do canal HBO, vencedora de um Globo de Ouroe dois Emmys. Produzida por Rodrigo García, narra a vida de um psicoterapeuta, o doutor Paul Weston, e suas sessões semanais com vários pacientes.2 Ela estrela Gabriel Byrne, vencedor do Globo de Ouro de Melhor Ator em uma Série Dramática. A série estreou em 28 de janeiro de 2008, e era exibida 5 noites por semana. O formato, o roteiro e a abertura foram baseados na célebre série israelense Be’tipul, criada por Hagai Levi.
Para a primeira temporada, foram filmados 43 episódios,3 cobrindo nove semanas para a maioria dos pacientes, exceto os de segunda e terça-feira, que tiveram apenas oito semanas. A série foi renovada para uma segunda temporada, sendo que apenasGabriel Byrne e Dianne Wiest continuam no elenco.
Possui também uma versão brasileira intitulada Sessão de Terapia e uma versão argentina denominada “En Terapia” (disponível atualmente no Netflix).

3) Sessão de Terapia

Sessão de Terapia é uma série de televisão brasileira dirigida pelo ator Selton Mello, baseada diretamente na serie israelita BeTipul, criada pelo psicanalista israelita Hagai Levi. É também baseada na versão americana da série, intitulada In Treatment e estrelada por Gabriel Byrne. Estreou em 1º de outubro de 2012 no canal GNT, no horário das 22:30 e concluiu em 30 de novembro, totalizando 45 episódios. Nos finais de semana, o canal exibiu uma maratona com todos os episódios da semana: aos sábados às 22:00, e aos domingos às 18:50.
Em junho de 2013, foi confirmado, através da página oficial da série na rede social Facebook, que as gravações da 2ª temporada se iniciaram no dia 3, com previsão de dois meses. A temporada estreou em 7 de outubro, com Selton Mello novamente a cargo da direção, e encerrou em 22 de novembro, após 35 episódios.
A nova temporada está prevista para Agosto de 2014.

4) Lie to me

Lie To Me (no Brasil, Engana-me, se Puder) é uma série televisiva americana que estreou na FOX em 21 de janeiro de 2009, chegando ao Brasil oito meses depois (29 de Setembro de 20092 ) no canal FOX Brasil. Em Portugal a série estreou no dia 6 de Janeiro de 2010 no canal FOX. Atualmente no Brasil, é exibida na Rede Record, às terças, quintas e sextas-feiras, as 0h15.
O seriado está sendo transmitido pela Network Ten na Austrália e pela Global TV no Canadá. No Reino Unido, a premiére aconteceu na primavera de 2009, no Sky1.
O personagem principal, Dr. Cal Lightman (interpretado pelo ator Tim Roth), é auxiliado por sua parceira Dr. Gillian Foster (Kelli Williams), que juntos detectam fraudes, observando a linguagem corporal e as Micro expressões faciais, e usam esse talento para assistenciar na obediência às leis com a ajuda do seu grupo de pesquisadores e psicólogos. O personagem Dr. Cal Lightman é baseado em Paul Ekman, notável psicólogo e expert em linguagem corporal e expressões faciais. Esta série é similar a série da Lifetime TV Angela’s Eyes.6 O trabalho científico de Paul Ekman tem sido desenvolvido em Portugal por Armindo Freitas-Magalhães.

5) The Mentalist

O Mentalista (no original, The Mentalist) é um seriado policial estadunidense que estreou dia 23 de setembro de 2008, na CBS. Ele gira em torno de Patrick Jane (Simon Baker) que tem um talento especial: observar tudo em seus detalhes. Com seu enorme poder de dedução e observação, ele auxilia a Agência de Investigação da Califórnia a resolver os casos mais intrigantes.
A série é exibida nos Estados Unidos pelo canal CBS e foi considerada a melhor estreia de 2008, com 15,6 milhões de telespectadores. Em Portugal a série estreou a 12 de Maio de 2009, em canal aberto na RTP2, e a sua estreia no cabo, foi no fim do verão de 2009 nos canais AXN e AXN HD. No Brasil a série é exibida pela Warner Channel e SBT.
Em 10 de Maio de 2014, a CBS anunciou que a série foi renovada para sua setima temporada.

6) Criminal Minds

Criminal Minds (Criminal Minds e Mentes Criminosas na Rede Globo (título no Brasil) ou Mentes Criminosas (título em Portugal) é uma série de televisão dramática e policial americana sobre a Unidade de Análise Comportamental, uma esquadra de elite do FBI, com sede em Quantico, Virgínia. A equipe analisa as mentes criminosas do país e antecipa seus próximos movimentos antes de eles golpearem outra vez. Neste quesito, a série difere-se de outros dramas policias por focar mais o comportamento criminal do suspeito do que pelo crime em si.
A série é produzida pela The Mark Gordon Company em associação com a rede de televisão CBS e osEstúdios ABC. O título original de Criminal Minds era Quantico, e o episódio Piloto fora filmado em Vancouver. No roteiro de Quantico, Jason Gideon chamava-se Jason Donovan. Em 20 de maio de 2009, a rede CBS renovou oficialmente Criminal Minds para um quinta temporada, cuja estreia foi em 23 de setembro de 2009 às 21h00.
A CBS anunciou em Outubro do mesmo ano que a Legacy Interactive desenvolverá um video game baseado na série. O jogo irá requirir que os jogadores examinem a cena do crime para resolver misteriosos assassinatos; um spin-off da série foi feito e contou com Forest Whitaker no papel principal, mas o projeto não vingou e foi cancelado.

7) Frasier

Kelsey Grammer interpreta Dr. Frasier Crane, um psiquiatra que volta à sua cidade natal, Seattle, para apresentar um programa de rádio. Seu pai, Martin Crane (John Mahoney), acaba indo morar com ele, fazendo com que os dois sempre discutam. Seu irmão, Dr. Niles Crane (David Hyde Pierce), também é psiquiatra e fica disputando com Frasier quem é o melhor.
Niles nutre uma paixão secreta por Daphne Moon (Jane Leeves), a fisioterapeuta de seu pai. Ele só não declara seu amor por ela porque é casado com Maris, uma estranha milionária que nunca apareceu no programa. Os personagens, durante a série, apenas falam sobre seu excêntrico comportamento e suas características, que a faz parecer horrivelmente bizarra.

8) Dexter

Dexter foi uma série televisiva americana de drama/suspense centrada em Dexter Morgan (Michael C. Hall), um assassino em sériecom diferentes padrões que trabalha como analista forense especialista em padrões de dispersão de sangue no departamento depolícia do Condado de Miami-Dade.1 É considerada umas das melhores séries de psicopatas atuais.
O programa estreou em 1 de outubro de 2006 no canal Showtime e teve seu último episódio em 22 de setembro de 2013. Situado em Miami, sua primeira temporada foi largamente baseada no livro Darkly Dreaming Dexter de Jeff Lindsay, o primeiro de sua série de romances Dexter. Temporadas posteriores apresentaram uma evolução distinta das obras de Lindsay. O livro foi adaptado para a televisão pelo roteirista James Manos Jr., que escreveu o episódio piloto.
Valendo-se do fato de ser um especialista forense em análise sanguínea e de trabalhar no Departamento de Polícia de Miami, Dexter, de um modo bem meticuloso e sem pistas, mata criminosos que a polícia não consegue trazer à Justiça. Ele organiza seus assassinatos em torno do “Código de Harry”, um apanhado de regras e procedimentos desenvolvidos por seu pai adotivo, Harry, para garantir que seu filho nunca seja preso e assegurar que ele mate apenas outros assassinos. Harry também treinou Dexter quanto a interagir convincentemente com outras pessoas apesar de ser um sociopata. Seus relacionamentos desenvolvidos durante a série, no entanto, acabam por complicar seu estilo de vida duplo e a levantar dúvidas quanto a sua necessidade de matar.2
A série é exibida no Brasil desde 2007 pelo canal FX Brasil e no canal Liv, desde dezembro de 2010 na RedeTV!.3 Em Portugal é exibida pela RTP2, FX Portugal, Fox Portugal e Fox Portugal HD.

9) Profiler

Samantha Waters (Ally Walker) é uma psicóloga forense que examina o funcionamento das mentes criminais. Ela possui um dom, que é conseguir visualizar um crime através dos olhos do assassino. Os problemas que ela lida no trabalho acabaram afetando sua vida pessoal, quando seu marido é assassinado por um serial killer. Samantha irá usar seus poderes para ir atrás do homem que assassinou seu parceiro.

10) Mental

Mental é uma série de televisão produzida pela Fox e pela Fox Telecolombia, que estreou em 2009 internacionalmente na América Latina, na Europa e na Ásia, estrelada por Chris Vance e Annabella SciorraMental tem como produtora executiva Deborah Joy LeVine – criadora da série de sucesso Lois & Clark: The New Adventures of Superman e da série The Division do canal Lifetime, assim como produtora executiva de Any Day NowDawson’s Creek e da série da CBS Early Edition.
A trama é sobre o Dr. Jack Gallagher (Chris Vance), um jovem psiquiatra brilhante que acaba de assumir a diretoria da área de saúde mental (psiquiatria) de um hospital em Los Angeles e que tem métodos nada ortodoxos para tratar os seus pacientes, como também pouco respeito pelas regras estabelecidas.
Os seus métodos heterodoxos são no entanto inovadores e muito eficazes, levando não só os pacientes como os médicos a depositar a sua confiança em Jack, o que faz que as regras quebradas passem um pouco despercebidas.

11) Lost

Lost foi uma premiada série de televisão norte-americana de drama e ficção científica que seguiu a vida dos sobreviventes de umacidente aéreo numa misteriosa ilha tropical, após o avião que viajava de Sydney, Austrália para Los Angeles, Estados Unidos cair em algum lugar do Oceano Pacífico.
A série teve um estilo único que seguia dois tipos de histórias não ligadas entre si: primeiro, a luta dos 48 sobreviventes do desastre para sobreviver e viver juntos na ilha, e segundo, a vida das personagens principais, antes do desastre, através de retrospectivas pessoais, os flashbacks, flashforwards e flash side-ways.

12) Six Feet Under

Na série, criada por Alan Ball, Nathaniel “Nate” Fisher Jr. (Peter Krause), é o filho mais velho de Nathaniel Fisher (Richard Jenkins), o dono de uma funerária e marido dedicado, e Ruth Fisher (Frances Conroy), uma dona de casa infeliz com a vida. Ao retornar à sua cidade, após um longo período em Seattle, Nate relutantemente se torna sócio do negócio da família, junto com o seu irmãoDavid Fisher (Michael C. Hall), que protesta contra a decisão de seu pai. Claire Fisher (Lauren Ambrose) é a filha mais nova da família, que apesar de muito próxima do irmão David, pouco conhece seu irmão Nate, que mudara-se para Seattle há anos, e raramente se encontrava com a família.
Além da família Fisher, a série também aborda as vidas de Federico “Rico” Diaz (Freddy Rodriguez), o único empregado da funerária dos Fisher que não é membro da família, apesar de ser tratado como um, Brenda Chenowith (Rachel Griffiths), a problemática namorada de Nate, e Keith Charles (Mathew St. Patrick), o namorado de David.
A série mostra um drama convencional de família, lidando com assuntos como infidelidade, homossexualidade e religião. Ao mesmo tempo, distingue-se por abordar o tópico da morte de forma diferente, explorando os seus múltiplos níveis, pessoal, religioso e filosófico, não a tratando apenas como um mero ímpeto conveniente para a solução de um assassinato.
Cada episódio começa com uma morte — e por conseqüência — um cliente da funerária. Esta morte, geralmente, dá o tom de cada episódio, permitindo aos personagens refletirem sobre as suas vidas e infortúnios, baseando-se na morte do cliente e suas consequências. Na quinta temporada, o episódio All Alone foi o primeiro a começar sem contar a história de uma morte, mas focando-se em uma morte revelada no final do episódio anterior. Outro episódio que não mostrou deliberadamente uma morte no início foi o último, Everyone’s Waiting, que, em vez disso, começa com um nascimento.

13) Sopranos

The Sopranos (no Brasil, Família Soprano e em Portugal, Os Sopranos) foi uma premiada série de televisão dramáticaamericana criada em 1999 por David Chase e produzida pela HBO.
A série acompanha a vida de Tony Soprano, um mafioso ítalo-americano de Nova Jersey que procura a ajuda de uma psiquiatra para conseguir lidar com a sua vida familiar e com os negócios da máfia.
Como anunciado em 2006 pela HBO, a série terminou em 2007. É considerada por boa parte do público, bem como pela maioria da crítica especializada como a melhor e mais influente série da história da televisão. Em 2013, o sindicato dos roteiristas norte-americanos elegeu “The Sopranos” como a série mais bem escrita de todos os tempos.
Em Portugal a série estreou a sua emissão no canal FOX Crime em Outubro de 2008. No Brasil, foi transmitida originalmente pela HBO de 20 de agosto de 19991 a 26 de agosto de 2007.2

14) Law and Order

Law & Order (em Portugal, Lei & Ordem) é uma série policial dos Estados Unidos. Sua estreia foi no dia 13 de setembro de 1990. Criada por Dick Wolf e transmitida pela NBC, tem como cenário a cidade de Nova Iorque. Aborda os complexos casos policiais que envolvem a metrópole e os esforços dos policiais e dos promotores de justiça em solucioná-los.
O sucesso da série possibilitou o surgimento de outras séries que também carregam o nome Law & Order, iniciando uma lucrativa e duradoura franquia. A série foi renovada para uma 20ª temporada, empatando no recorde que antes pertencia somente àGunsmoke de drama americano do horário nobre que está há mais tempo no ar. Foi cancelada dia no dia 14 de maio de 2010, tendo seu último episódio exibido no dia 24 de maio de 2010.

15) Hannibal

Hannibal é uma série de televisão thriller estadunidense desenvolvida por Bryan Fuller para a NBC. A série baseia-se nas personagens e nos elementos aparentes no romance Red Dragon de Thomas Harris, e foca na relação de amizade entre o investigador especial do FBI Will Graham e Dr. Hannibal Lecter, um psiquiatra forense destinado a se tornar o inimigo mais astuto de Graham. A série recebeu uma ordem de 13 episódios para sua primeira temporada e, ao contrário de muitos programas da rede estadunidense, cada temporada terá 13 episódios também.1 David Slade é o produtor executivo e diretor do piloto. A série estreou na NBC em 4 de abril de 2013.

16) Awake

Após um acidente de carro, Michael Britten retorna para trabalhar e descobre estar vivendo em duas realidades diferentes, passando de uma para a outra quando vai dormir. Em uma das realidades, sua esposa Hannah sobreviveu ao acidente, enquanto que na outra foi seu filho Rex. Para diferenciar as duas Michael usa uma pulseira vermelha na realidade em que sua mulher está viva, e uma verde na que seu filho está vivo.
Em cada realidade, Britten tem um parceiro policial e um psiquiatra diferente, e cada um dos psiquiatras considera o outro como uma entidade não existente que Britten criou em um sonho. Apenas para eles que Britten confessa a existência das duas realidades. Além disso, tanto a esposa de Britten em uma realidade, quanto seu filho na outra, sabem sobre as ditas realidades, e nenhum sabe sobre a existência do outro. Michael e Hannah choram pela perda de Rex na realidade “vermelha”, e Britten e Rex choram pela perda de Hannah na realidade “verde”.
Na realidade “vermelha”, Britten tem como parceiro o Detetive Efrem Vega depois que seu antigo parceiro, Isaiah “Bird” Freeman, é transferido para outro distrito. Na realidade “verde”, o Detetive Freeman permanece como o parceiro de Britten, enquanto Vega ainda é um oficial.
Na realidade “vermelha”, ele visita o psiquiatra Dr. Lee, recomendado pela polícia, que confronta Michael sobre o acidente, enquanto na realidade “verde” seu psiquiatra é a Dra. Evans, que é mais afetuosa. Cada doutor insiste que a outra realidade é falsa, e Britten fica inseguro sobre qual é real, ficando preocupado com sua sanidade quando detalhes de um realidade passam para outra. Na realidade “vermelha”, Hannah começa a redecorar sua casa, enquanto que na realidade “verde”, Rex começa a jogar tênis novamente com a antiga parceira de sua mãe, Tara.

17) Death Note

Death Note (デスノート, Desu Nōto, lit. “Caderno da Morte”) é uma série de mangá escrita por Marsh e ilustrada por Takeshi Obata, e que cuja adaptação para anime foi dirigida por Tetsurō Araki. A história centra-se em Light Yagami, um estudante do ensino médio que descobre um caderno sobrenatural chamado “Death Note”, no qual pode matar pessoas se os nomes forem escritos nele enquanto o portador visualizar mentalmente o rosto de alguém que quer assassinar.A partir daí Light tenta eliminar todos os criminosos e criar um mundo onde não exista o mal, mas seus planos são contrariados por L, um famoso detetive particular.

18) Psi

PSI é uma série dramática com toques cômicos em 13 episódios que narra as aventuras de Carlo Antonini, um psiquiatra / psicólogo / psicanalista medianamente patológico e muito intervencionista, tanto dentro como fora do consultório. Movido por seu interesse em casos pouco convencionais, Carlo sofrerá consequências na sua vida familiar como pai, marido e amigo ao longo da temporada. A série não só dramatiza a solução diagnóstica e clínica dos casos, mas coloca em questão temas existenciais do mundo moderno. Durante a temporada, Carlo vive histórias que o fazem reavaliar o sentido da sua profissão e também de sua vida pessoal.

19) CSI

CSI: Crime Scene Investigation (CSI: Investigação Criminal ou como é conhecido popularmente CSI: Las Vegas no Brasil e CSI: Crime Sob Investigação em Portugal) é uma popular e premiada série dramática americana exibida pelo canal CBS. A série é centrada nas investigações do grupo de cientistas forenses do departamento de criminalística da polícia de Las Vegas, Nevada. Estes cientistas desvendam crimes e mortes em circunstâncias misteriosas e pouco comuns. No Brasil, os fãs da série televisiva são chamados de CSIManíacos
A série, criada por Anthony E. Zuiker, estreou em outubro de 2000 nos Estados Unidos (em abril de 2001 no Brasil). Foram criados três spin-offs da série: CSI: Miami e CSI: NY, ambos cancelados, respectivamente, em 2012 e 2013. Em 18 de fevereiro de 2014 foi anunciado que um novo spin-off da série está sendo criado. Seu nome ainda não foi divulgado, mas mostrará as investigações da Divisão de Crimes Cibernéticos do FBI . A série será introduzida em um episódio da 14ª temporada.
A abertura da décima temporada foi a mais cara da história da televisão mundial, custando cerca de 400 mil dólares.
Em 23 de outubro de 2013 CSI chegou a marca de 300 episódios. O episódio contou com o “retorno”, em flash back’s, de Catherine Willows (Marg Helgenberger) 3 , que deixou o seu papel na série como uma das protagonistas principais na metade da 12ª Temporada 4 . Além de Marg, Bethany Joy Lenz, de One Tree Hill e Jason Priestley, de Barrados no Baile fizeram participação especial no episódio.
Em 13 de março de 2014, CSI foi renovada para sua 15ª temporada .
No Brasil CSI é transmitido pelos canais Sony e seus spin-off’s, CSI: Miami e CSI: NY no canal AXN (Ambos canais pagos).

20) Breaking Bad

Breaking Bad (Ruptura Total (título em Portugal) ou Breaking Bad: A Química do Mal (título no Brasil)) é uma série de televisãodramática norte-americana criada e produzida por Vince Gilligan. A série foi exibida originalmente nos Estados Unidos e no Canadápelo canal de televisão por assinatura AMC. O programa estreou a 20 de janeiro de 2008 com uma primeira temporada de sete episódios. Terminou a 29 de Setembro de 2013 após cinco temporadas.
Em Portugal a série é transmitida pelos canais de TV por subscrição SIC Radical, TVséries e MOV. No Brasil, o seriado é exibido pelo canal pago AXN e pelo serviço de streaming Netflix. Na TV aberta foi exibido pela Rede Record.
A história de Breaking Bad se passa em Albuquerque, Novo México (onde também é produzida), e gira em torno de Walter White(Bryan Cranston), um professor de química do ensino secundário/médio pouco apreciado, com um filho adolescente que sofre deparalisia cerebral (RJ Mitte) e uma esposa grávida, Skyler (Anna Gunn). Quando o já tenso White é diagnosticado com cancro do pulmão, sofre um colapso e abraça uma vida de crimes, produzindo e vendendo metanfetaminas com o seu ex-aluno Jesse Pinkman (Aaron Paul), com o objectivo de assegurar o futuro financeiro de sua família no caso da sua morte.
Breaking Bad é amplamente considerada como uma das maiores séries de televisão americana de todos os tempos. Ao seu final, a série foi um dos shows de cabo mais assistidos da televisão americana . O seriado o recebeu inúmeros prêmios, incluindo dez Primetime Emmy Awards, oito Satellite Awards, dois Globos de Ouro e um Prêmio Escolha Popular. Em 2014 entrou para o Livro Guinness dos Recordes como o seriado de maior audiência de todos os tempos, citando a sua quinta temporada Metacritic com uma pontuação de 99/100.

21) Fringe

É um drama que explora a tênue linha entre a ficção científica e a realidade. Quando um acidente aéreo ocorre em Boston, matando todos os passageiros e a tripulação de forma chocante, a agente especial do FBI “Olivia Dunham” (Anna Torv) é chamada para investigar. Depois que seu parceiro, o agente especial “John Scott”, quase morre durante a investigação, Olivia procura desesperadamente por ajuda e acaba conhecendo o “Dr. Walter Bishop” (John Noble), considerado o Einstein da nossa geração. Só há um problema: Walter esteve internado em uma clínica psiquiátrica pelos últimos 17 anos e a única forma de questioná-lo é pedindo ajuda a “Peter Bishop” (Joshua Jackson), o estranho filho de Walter.
Quando a investigação de Olivia a leva à manipuladora executiva de uma megacorporação chamada Massive Dynamic, “Nina Sharp”, esse trio improvável, ao lado dos agentes do FBI, “Phillip Broyles”, “Astrid Farnsworth” e “Charles Francis”, vai descobrir que o que aconteceu com o voo 627 é apenas um pedaço de uma verdade maior e mais chocante.

22) Perception

Perception é um drama sobre a mente humana. A série é centrada no Dr. Daniel Pierce, interpretado por Eric MacCormack (o Will da série Will and Grace), um talentoso, excêntrico e paranoico neurocientista e professor que conhece a fundo a mente e os comportamentos humanos.
Ele é recrutado por Kate Moretti, uma antiga estudante sua que agora trabalha no FBI. Juntos, eles vão ajudar na resolução dos mais diversos crimes, no melhor estilo “casos da semana”.

23) Persona 3

O universo de Persona 3: FES, a princípio, não é muito diferente do nosso, se passa no Japão da década atual, sem futurismo improváveis ou possíveis anacronismos facilmente encontrados no gênero, o aspecto “fantasioso” da série se dá em grande parte, de forma subliminar, quase imperceptível para a população comum. A trama se inicia com a transferência do estudante Minato Arisato para a Gekkoukan High School, lá, o mesmo descobre após uma série de eventos para-normais, que é capaz de vivenciar aquilo que chamam de “Dark Hour”, a 25º hora do dia, quando todos dormem e o mundo é transportado para um lugar tétrico chamado “Tartarus”, que é habitado “Sombras”, monstros disformes que são hostis a qualquer ser humano visível.
Arisato – e diversos de seus colegas – se unem para combater a lenta invasão das sombras no mundo “real”, e para poder encará-los, os mesmos são instruídos no uso das “Personas”, que dão o título do jogo. Muito do conceitual do jogo é fundamentado nos trabalhos de Carl Jung, e um olhar mais atento vai notar que nos escritos acadêmicos do mesmo existem referências a ideia de Persona/Sombra, para Jung, uma Persona é uma “máscara”, ela serve para proteger o ego e a psique das diversas forças e atitudes sociais que nos invadem, no universo do jogo, as mesmas se manifestam quando os protagonistas encaram grande pressão, a ideia de manifestação tem um ponto literal, as mesmas representam deuses e criaturas mitológicas.

24) The Following

The Following é uma série de televisão dramática norte-americana, criada por Kevin Williamson. Protagonizada por Kevin Bacon, estreou em 21 de janeiro de 2013 na Fox, também contando com James Purefoy, Shawn Ashmore e Natalie Zea no elenco. A série parte da premissa de um agente do FBI, Ryan Hardy, que investiga um criminoso que usa a tecnologia para criar uma rede de serial killers com base nos ensinamentos deixados pelo poeta e escritor Edgar Allan Poe. Começou a ser exibida no Brasil a partir de 21 de fevereiro de 2013, pelo canal por assinatura Warner. Em 4 de março de 2013, a FOX renovou a série para uma segunda temporada.

25) Bates Motel

Bates Motel (no Brasil, Motel Bates) é uma série de televisão norte-americana de drama desenvolvida para a TV por Carlton Cuse, Kerry Ehrin e Anthony Cipriano, produzido pela Universal Television e exibido pela A&E.
A série é uma “prequela contemporânea” para o filme de 1960 Psycho (baseado no romance de mesmo nome escrito por Robert Bloch), retrata a vida de Norman Bates e de sua mãe Norma antes dos eventos retratados no filme de Alfred Hitchcock. A série começa depois da morte do marido de Norma, quando ela adquire um motel localizado em uma cidade costeira Oregon, para que ela e Norman possam começar uma nova vida

26) The Killing

The Killing é uma série de televisão de drama dos Estados Unidos baseado no seriado dinamarquês Forbrydelsen. A versão americana foi desenvolvida por Veena Sud e produzida pela Fox Television Studios e pela Fuse Entertainment. A primeira temporada da série, composta por 13 episódios de uma hora cada, estreou no canal a cabo AMC em 3 de abril de 2011, com uma premiere de duas horas. O AMC anuciou em junho de 2012 que não iria mais transmitir a série, mas depois de uma renegociação com a Fox Television Studios e com a Netflix, a emissora desistiu do cancelamento e renovou a série para uma terceira temporada. O primeiro episódio da terceira temporada foi ao ar dia 2 de junho de 2013 nos Estados Unidos, sendo assistido por 1,8 milhões de pessoas. Após o encerramento da terceira temporada, “The Killing” foi novamente cancelada em setembro de 2013 pela AMC, mais a sua quarta temporada que será a última e vai ser transmitida pela Netflix
Situada em Seattle, Washington, a série segue a investigação sobre o assassinato da adolescente Rosie Larsen, com cada episódio, cobrindo aproximadamente 1 dia. A primeira temporada cobre as duas primeiras semanas da investigação e tem três histórias principais: a investigação policial sobre o assassinato de Rosie, as tentativas de sua família de lidar com a dor da perda de Rosie e uma campanha política que se torna envolvida no caso.

27) Damages

Após iniciar um processo contra o empresário Arthur Frobisher, a advogada Patty Hewes está determinada a destruí-lo através de uma ação coletiva depois de ele sair imune de um escândalo. Enquanto isso, Ellen Parsons, sua mais nova protegida, começa a se envolver cada vez mais no caso – com a ajuda do sócio da firma, Tom Shayes – e descobre que as reviravoltas que a tornaram a marca deste caso talvez não sejam o que aparentam.
E o pior, o trabalho dela aparenta afetar de maneira preocupante a vida de seu noivo, o cirurgião interno David Connor, o que não deve ser uma mera coincidência. Do lado de Frobisher, seu advogado Ray Fiske tem a difícil tarefa de enfrentar a insuperável Patty e manter um cliente difícil satisfeito.
Enquanto Patty enfrenta Frobisher e Ray, Ellen aprende o quanto custa vencer a qualquer preço e que vidas, não apenas fortunas, estão em jogo. E que Patty talvez seja mais maquiavélica do que se pensa. Intensa, repleta de reviravoltas e audaciosa, esta série tem um emocionante mistério sobre um assassinato e está cheia de personagens complexos.
A série tem dois arcos principais na primeira temporada — o caso de Frobisher e o mistério do assassinato envolvendo a discussão de Ellen na sala de interrogação e seus conseqüentes desdobramentos. Os episódios também terão histórias que mostrarão as vidas pessoais dos personagens, mas o foco central da série continuará sendo o relacionamento entre Patty e Ellen, e se a mentora irá auxiliar no sucesso de sua protegida, ou destruir a alma dela. No final da 1ª temporada, o caso de Frobisher e o misterioso assassinato serão solucionados… embora uma questão essencial continuará a ser a base da próxima temporada.

28) Necessary Roughness

A série é centrada em Danielle Santino, uma terapeuta forte e que, após o divórcio, consegue um emprego em um time profissional de futebol americano. Sua carreira começa a decolar quando atletas, músicos, políticos e outras celebridades começam a requisitar sua terapia. Enquanto isso, ela precisa balancear seu trabalho com os novos desafios de ser uma mãe solteira.

29) Once Upon a Time

A série se passa na cidade fictícia litorânea de Storybrooke, no Maine, em que os moradores são, na verdade, personagens de contos de fadas que foram transportados para o “mundo real” através de uma maldição poderosa. A única esperança reside em Emma Swan, que foi transportada do mundo de conto de fadas antes que ela pudesse ser amaldiçoada. Como tal, ela é a única pessoa que pode quebrar a maldição e restaurar as memórias dos personagens perdidos, auxiliada por seu filho, Henry, que tem um livro de contos de fadas que detém a chave para acabar com a maldição. Cada episódio centra-se em uma história por trás de um personagem. Um segmento de detalhes da sua vida no mundo de conto de fadas que, quando revelados, acrescenta uma peça ao quebra-cabeça sobre os personagens e sua conexão com os eventos que precederam a maldição e suas consequências. O outro segmento, no dia de hoje, segue um padrão semelhante, com um resultado diferente, mas também oferece uma visão semelhante.

30) Anger Management

Charlie é um ex-atleta que teve sua carreira encerrada devido aos problemas com controle da raiva, então ele volta a estudar e se especializa em terapia de controle de raiva. Toda semana ele atende seus pacientes em seu escritório, além de ajudar um grupo de prisioneiros. Charlie também tem que lidar com sua ex-mulher e a filha adolescente do casal que tem TOC, além da sua terapeuta com quem ele faz sexo casualmente.

31) True Detective

True Detective é uma série de televisão americana criada por Nic Pizzolatto para o canal HBO, tendo sua primeira temporada dirigida por Cary Joji Fukunaga. A primeira temporada estrelou atores como Matthew McConaughey, Woody Harrelson, Michelle Monaghan, Michael Potts e Tory Kittles, e utiliza múltiplas linhas do tempo para traçar através de 17 anos a busca de dois detetives por um assassino em série em Louisiana. Sua primeira temporada estreou em 12 de janeiro de 2014, possuindo oito episódios, terminando no dia 09 de março de 2014.

32) United States of Tara 

United States of Tara (no Brasil, O Mundo de Tara) foi uma série de comédia - drama criada por Diablo Cody e estrelando Toni Collette. A série retrata a vida de Tara, uma dona de casa com transtorno dissociativo de identidade. Ele estreou em 18 de janeirode 2009. O piloto, escrito por Diablo Cody e dirigido por Craig Gillespie, está disponível para visualização no site oficial da Showtime.
A série estreou em Portugal, como o nome de “As Taras de Tara”, no canal FOX Life em Setembro de 2009. E no Brasil é transmitida pela Fox Brasil desde Outubro de 2009 com uma ótima audiência.

33) Web Therapy (no Brasil: Terapia Virtual)

Web Therapy (no Brasil: Terapia Virtual) é uma série online em que Lisa Kudrow como Fiona Wallice, uma terapeuta que põe em prática um novo método de terapia, a Web Therapy. Na sua opinião, a versão tradicional das terapias de 50 minutos dá margem para que os pacientes falem sobre coisas irrelevantes. Encurtando as sessões para apenas 3 minutos, ela espera resultados mais rápidos, já que nesse caso o foco da consulta se volta para o que há de relevante. Suas sessões são feitas pela internet, através de webcams, e são gravadas na esperança de atrair investidores para tornar sua nova técnica uma opção de terapia a nível mundial.
Fiona não é boa ouvinte, interrompendo constantemente as sessões com julgamentos, citações de experiências pessoais desnecessárias, e tentativas de promoção do método por parte dos pacientes. Muito do humor da série gira em torno de seus óbvios interesses pessoais nas sessões. Enquanto a primeira temporada aborda sua falta de profissionalismo e seus interesses particulares, a segunda temporada foca no seu relacionamento com o marido.
Novos episódios de Web Therapy são publicados semanalmente em seu site oficial.

34) The Bridge

The Bridge é uma série de televisão norte-americana de 2013, produzida pela FX, com Diane Kruger e Demián Bichir nos principais papéis. A série é baseada na série escandinava de mesmo nome, The Bridge (Bron).
A série teve estreia mundial em 122 países, incluindo transmissão inédita em Portugal, no dia 13 de Julho, sendo transmitida simultaneamente em toda a rede de canais Fox: FOX, Fox Life, FOX Crime, FX Portugal e FOX Movies.
The Bridge centra a sua acção na fronteira entre El Paso (Estados Unidos) e Juarez (México) e na história de dois detectives, Sonya Cross e Marco Ruiz, uma americana e um mexicano, que juntos perseguem um assassino em série que opera em ambos os lados da fronteira.

35) Black Box

Catherine Black (Kelly Reilly) é uma neurocientista reconhecida internacionalmente. No topo de sua carreira, ela parece ter conquistado tudo o que desejava na vida. Semana após semana, ela tenta desvendar os mistérios do cérebro, enquanto esconde o próprio segredo de ser bipolar. E essa é apenas uma das muitas coisas que ela esconde de sua família e de seu noivo.

36) Cracked

Cracked é uma série canadense que segue um policial (David Sutcliffe, de Private Practice) transferido da força-tarefa de emergência para a unidade de psicologia criminal, depois de sofrer de uma síndrome de stress pós-traumático.
Agora ele trabalha na companhia de outros detetives e de psiquiatras na solução dos crimes.

37) The Fosters

Produzida pela cantora e atriz Jennifer Lopez, The Fosters mostra os desafios e alegrias de uma família composta por duas mães, que criam filhos adotivos junto com um filho biológico.
O casal vê sua família, que já é grande, virar de cabeça para baixo quando adotam mais uma garota difícil de lidar. Uma das mães é uma policial e a outra é uma professora de escola particular. Elas têm um filho biológico e já tem adotados um casal de adolescentes gêmeos.