sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Confira 20 blogs para ajudar você nos estudos

Confira 20 blogs para ajudar você nos estudos

Com uma linguagem fácil e rápida, os blogs podem ser fundamentais na hora de tirar dúvidas e dar uma ajuda extra na hora de estudar

Paula Peres 
Na tentativa de ajudar os estudantes que estão cada vez mais tempo conectados ao mundo virtual, o Guia do Estudante já mostrou os 50 melhores perfis do twitter para seguir e as 30 páginas para curtir no Facebook.


Agora, para fechar o pacote de estudo na internet, preparamos uma lista com blogs especializados para você acompanhar. Entre uma espiadinha e outra em suas redes sociais, aproveite para acompanhar e compartilhar esses blogs com seus amigos!

A lista está dividida por matérias. É só seguir as que mais te interessar!

Ah, e se você conhece outras páginas legais, comente nas nossas redes sociais e compartilhe com a gente!


FÍSICA

Você acha a física uma matéria muito abstrata? Experimente acessar o blog Física na veia. Ele traz situações reais para estudar a matéria, como o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) ou o dia em que o homem foi à Lua. Atualizado pelo professor Dulcidio Braz Jr, seus textos são de fácil entendimento e o estudante pode ver os conceitos de aula aplicados na prática.

Já para aqueles que procuram uma informação mais teórica, o blog Específica de Física, dos professores Allan Borçari e Neto, conta com várias listas de exercícios retirados de vestibulares de diferentes universidades, separadas por assunto. Há ainda conteúdos específicos para quem vai prestar UnB ou Enem.

QUÍMICA

Química ensinada, do professor Ronaldo L. Silva, já foi recomendado aqui no GUIA DO ESTUDANTE. Os posts variam entre teóricos, práticos e curiosos. O blog ainda tem seções especiais para exercícios e atividades, além de ter seu conteúdo separado entre Química Geral e Orgânica.

Outra página especializada no assunto é o Químico estudante, que traz curiosidades do mundo da química (por exemplo, você sabe do que é feito o miojo?) e imagens descontraídas com piadas que só quem estuda a matéria entende. Vale a pena dar uma olhada para se distrair quando seus exercícios de química estiverem te estressando.

BIOLOGIA

Mais um que já foi indicado pelo GUIA, o Diário de biologia contém curiosidades e fatos interessantes sobre o mundo da biologia, principalmente a zoologia. O blog é bastante interativo, os leitores podem contribuir enviando dúvidas que podem se transformar em textos na página, ou fotos de bichos que eles não saibam identificar. Todo o trabalho é feito pela professora Karlla Patrícia.

Criado pelo professor Fabiano Reis e contando com a colaboração de outros professores e alunas, o blog Eu não entendo Biologia é recheado de textos, vídeos, simulados, exercícios e aulas práticas. Há ainda uma seção especial para baixar aquelas músicas que se aprende no cursinho para decorar assuntos meio nebulosos. Admita, você já cantou pelo menos uma delas.

MATEMÁTICA

Blog da Professora Ju traz vários exercícios da Olimpíada Brasileira de Matemática, para todos os níveis, desafios propostos pela própria professora, além de dicas e curiosidades do universo dos cálculos.

GEOGRAFIA

Para os interessados em geopolítica, o Geografia e tal tem ótimos posts sobre as relações entre os países da América Latina, com dados históricos e análises de fatos recentes. O blog também tem um relógio muito legal, chamado "O Relógio da Terra", que mostra várias informações, como o número de nascimentos e de mortes causadas por diferentes motivos, os pontos de internet ou a temperatura terrestre. Todos os dados aumentam conforme o tempo passa, cada um em seu ritmo. Serve para fazer uma bela análise.

professor Giba se propõe, em seu blog, a dar várias dicas de vídeos e reportagens sobre diferentes assuntos ligados à geografia. Vale a pena dar uma olhada nos sites que ele recomenda e nos especiais sobre a transposição do Rio São Francisco e consumo e meio ambiente.

HISTÓRIA

O blog História Agora faz um bom paralelo entre o passado e o presente. Publicados mensalmente, os textos são carregados de conteúdo e os temas são de relevância internacional, como a primavera árabe e a reeleição do primeiro-ministro russo Vladimir Putin. O autor, como ele mesmo afirma, procura analisar e comentar a presença da história nos fatos relevantes de hoje em dia.

Você sabia que o imperador Adriano mandou construir uma muralha entre a Inglaterra e a Escócia? Quer saber mais sobre a cronologia da Praça Mauá, no Rio de Janeiro? Quer conhecer o imperador Marco Aurélio? Todas essas informações históricas e muitas outras podem ser encontradas no blogUm professor de História, que sempre traz textos interessantes sobre diferentes épocas e diferentes lugares.


PORTUGUÊS, GRAMÁTICA E LITERATURA

No blog Conversa de Português, a professora Andréa Motta se propõe a discutir diferentes questões da língua portuguesa, como linguística, morfologia e ortografia. Há ainda um espaço reservado para a literatura, com posts sobre as épocas literárias ou alguns autores específicos.

Para os interessados em dicas práticas de gramática, o Blog do professor Dilson Catarino contém posts que explicam algumas das dúvidas mais comuns entre os estudantes da matéria: diferença entre objeto direto e indireto, uso de pronomes, entre outras pequenas regras que podem confundir as pessoas. Além disso, apesar do foco ser a gramática, também é possível encontrar bastante conteúdo de literatura, como resumos de épocas literárias.

REDAÇÃO

Redação é sempre um tema que assusta os vestibulandos. Medo de não saber o que escrever, de dar branco, de não entender direito a proposta... Para preparar os alunos durante todo o ano, o professor Gustavo A. Haun criou o Blog de redação, que, além de passar conteúdo de redação, ainda dá dicas e exercícios para que o aluno, além de escrever bem, saiba extrair o máximo de informações possível do texto.

INGLÊS

No blog Inglês na Rede o estudante encontra dicas práticas de inglês, sugestões de ferramentas online, sites, outros blogs, tutoriais e várias informações sobre a língua inglesa, além de um espaço de discussão entre os visitantes, que vão de alunos a professores, para troca de ideias e tira-dúvidas. Vale a pena dar uma olhada.

BLOGS DO GUIA


No blog Divirta-se estudando você encontra várias dicas de sites, aplicativos, blogs e outras coisas para tornar seus estudos mais prazerosos e leves.

O blog Entrevistas com defuntos históricos traz, de maneira divertida, entrevistas (fictícias, é claro. Ou não) com personagens históricos que já morreram, e mostra um pouco os fatos analisados pela visão deles. E, se os entrevistados são defuntos, o entrevistador também tem que ser! Quem conduz as perguntas é Euclides da Cunha, célebre jornalista e escritor brasileiro do fim do século XIX e início do século XX.

Não é fácil escolher uma profissão. Se você está em dúvida entre várias carreiras, acesse o Por dentro das profissões para conhecer um pouco mais sobre as rotinas dos diferentes empregos e profissões, além de listas que dizem os melhores ou piores empregos, os mais promissores, entre outras coisas.

O Guia do Estudante também tem espaço para geopolítica e atualidades em seus blogs! AcesseAtualidades no vestibular para saber mais sobre os acontecimentos recentes e ficar preparado caso eles sejam cobrados nas provas.


Para descontrair, o blog Papo do intervalo traz sempre noticias curiosas sobre o universo da educação, para ter o que conversar com seus colegas quando vocês estiverem descansando (temporariamente) dos estudos. Confira!