segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Por Quê? Existem Diferentes Tipos De Inteligência?

Existem Diferentes Tipos De Inteligência? (3)
Temos "Inteligência Emocional"?

Uma terceira teoria que desafia o concepto de “Coeficiente de Inteligência” (“QI") é a "Inteligência Emocional" ("EQ"), popularizado pelo psicólogo e jornalista cientifico Daniel Goleman. Em seu best-seller de 1995, "Inteligência Emocional: Porque pode importar mais do que QI?". Goleman afirma que as emoções duma pessoa jogam um papel significativo no pensamento, na tomada de decisões e sucesso no futuro. Ele define essa forma de inteligência como um conjunto de habilidades que incluem o controle dos impulsos, auto-motivação, empatia, e a capacidade de se relacionar bem com as outras pessoas.



Goleman defende que a auto-consciência, é a chave para ser verdadeiramente inteligente emocionalmente, porque permitem a pessoa exercer auto-controle. Com suficiente auto-consciência, é possível desenvolver diversos mecanismos de enfrentamento que permitem a pessoa passar dum estado emocional negativo para um mais positivo. Por exemplo: contar até dez como meio para diminuir a sensação de raiva súbita.



Tal como acontece com a teoria Garner das inteligências múltiplas, o conceito de Goleman o “EQ” tem sido adotado por várias escolas nos Estados Unidos, e usá-lo para desenvolver programas de "Alfabetização Emocional", com o fim de ajudar aos alunos a aprender a controlar sua raiva, frustração e solidão. As crianças que estão irritadas ou deprimidas são capazes de aprender bem; e aqueles com dificuldades emocionais de longa duração são capazes de superá-las por completo. La Melhora da estima e auto-motivação dos alunos ajuda-os a um melhor desempenho nos exames.



Como o “IQ”, cada uma dessas concepções alternativas de inteligência tem sido criticado. Os críticos da teoria das “Inteligências Múltiplas", por exemplo, apontam a falta de evidências empíricas que a sustentam.



Os críticos do conceito de “EQ” argumentam que elas são medidas de conformidade e não de habilidade: Quem, a final, pode dizer quando a raiva ou tristeza (ou outra emoção) duma pessoa é ou não é adequada para uma situação particular? Os cépticos do “EQ” também apontam que os estudos científicos não encontraram uma relação convincente entre auto-estima elevada um melhor desempenho acadêmico.



Embora tais críticas sejam consistentes, creio que há um valor considerável em considerar a inteligência humana como formas que nos permitem apreciar a enorme diversidade como as pessoas pensam e se comportam.

"EMBRACING THE WIDE SKY", A Tour Across The Horizons of The Human Mind, Daniel Tammet, 2009, pages 51 - 52

Nenhum comentário:

Postar um comentário