sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Estupros...

Tema: Estupros


O estupro é uma das formas mais cruéis de violência, pois consiste em subjugar a vítima para obter sexo, ferindo-a tanto física, como psicologicamente.
No cinema, é muito comum vermos filmes, onde este ato detona reações de vingança extrema e irracional dos parentes ou até das próprias vítimas.
São muitos os filmes com cenas perturbadoras de estupro. Selecionei 10 deles nesta lista.

1.  Irreversível (narra de trás para frente, a história de dois amigos, que saem por Paris em busca do homem que espancou e estuprou a namorada de um deles - Monica Belucci -, numa cena violentíssima, que fica na cabeça por dias. dirigido por Gaspar Noé, é um dos filmes mais perturbadores do cinema)

2.  Laranja Mecânica (em Londres, num futuro próximo, um grupo de jovens se diverte ouvindo Beethoven, estuprando e espancando violentamente desconhecidos. numa das cenas, eles invadem uma casa, golpeiam um escritor e o líder deles - Malcolm McDowell - estupra sua mulher, cantando 'Singin in the Rain'. uma das obras primas de Stanley Kubrick)

3.  Sob o Domínio do Medo (um pacato professor de matemática - Dustin Hoffman - muda-se com a esposa para uma tranquila casa de campo na Cornualha. tudo vai bem até que um grupo de pedreiros, que ele contratou, decide estuprar sua esposa. a cena é muito pesada e agoniante, repetida ainda em flash-backs ao longo da violenta vingança, que ele irá perpetrar. brutal obra-prima de Sam Peckinpah)

4.  Pixote, a Lei do Mais Fraco (centra a história em um menino de rua de 11 anos, que, para sobreviver, pratica pequenos roubos e acaba preso. ainda inocente, em sua primeira noite na Febem presencia um estupro de um dos garotos, sem entender bem o que se passa. perturbador é pouco. grande filme de Hector Babenco, ganhador de vários prêmios internacionais)

5.  Saló ou os 120 Dias de Gomorra (nos últimos dias do facismo na Itália, um grupo de senhores, políticos e militares, reúne em uma mansão jovens na flor da idade, para sofrerem abusos de todo tipo. baseado na obra do Marquês de Sade, traça uma parábola da exploração do povo italiano pelos facistas. as cenas de estupro e todo tipo de violência sexual são várias. obra repulsiva, indigesta e essencial de Pier Paolo Pasolini)

6.  Acusados (Jodie Foster - vencedora do Oscar por este filme - é uma mulher de classe baixa e má reputação, que num bar, é estuprada por vários homens bêbados. quando ela os denuncia e os leva a um tribunal, os advogados usam o preconceito tentar virar a história contra ela. o que vale neste filme, com cara de telefime, é a poderosa atuação de Foster)

7.  Amargo Pesadelo - Deliverance (quatro amigos resolvem descer de canoa um rio da Geórgia, que está prestes a ser extinto, para a construção de uma represa. tudo começa bem, mas no segundo dia, a aventura começa a ficar perigosa, quando um deles é estuprado por dois montanheses armados. assustador e clássico, muito lembrado pelo duelo de banjos de Ronny Cox com um estranho garoto caipira. a obra-prima de John Boorman)

8.  Preciosa (uma garota negra e obesa é constantemente estuprada pelo pai -em cenas de flash-back -, com o conhecimento da mãe e engravida duas vezes. na segunda gravidez, é enviada para uma escola especial, onde vai começar sua redenção, ajudada pelos assistentes sociais, livrando-a dos pais e começando uma nova vida. panfletário e mal dirigido, mas indicado ao Oscar 2010)

9.  O Enigma do Mal (uma mulher afirma que é constantemente estuprada por uma entidade invisível, mas ninguém acredita nela. ao ser examinada por um psiquiatra, descobre-se que os estupros podem ser reais. Barbara Hershey dá um show, tornando assustadoras as cenas de estupro, mesmo estando sozinha em cena)

10.  Meninos Não Choram (Hilary Swank - ganhadora do Oscar - é uma garota, que vive como garoto e namora uma menina, até que sua identidade sexual vem à público causando a incompreensão e a violência na pequena cidade onde vivem, culminando com seu estupro por um dos seu amigos, para provar para ela mesma, que ela é uma mulher. uma crueldade extrema, num filme comovente)

Extra.  Ensaio sobre a Cegueira (quem acompanha meus posts sabe que não costumo alterar as listas depois de prontas, mesmo que não estejam perfeitas. neste caso abro uma exceção, porque considero uma grande injustiça não ter colocado o filme de Fernando Meirelles na lista original. as cenas de estupro são das mais chocantes do cinema, mesmo tendo sido "suavizadas" para exibição no Brasil)

Site:
http://listasde10.blogspot.com.br/2010/02/10-filmes-com-estupros.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário