terça-feira, 10 de setembro de 2013

<3 Falso Glamour Plastificado...
Bling Ring – A Gangue de Hollywood, que estreia no dia 16 de agosto, a diretora deixa um pouco de lado o tom psicológico e se baseia em fatos reais para fazer uma crítica ácida a um assunto presente no nosso dia a dia: o culto à fama e a criação de ilusões e desejos feitos pela mídia.

Entre 2008 e 2009, as casas de Lindsay Lohan, Orlando Bloom, Paris Hilton e muitas outras celebridades foram invadidas. Os ladrões, um grupo de jovens, levaram aproximadamente 3 milhões de dólares em joias, dinheiro e artigos de marcas famosas. Predominantemente ricos, roubavam porque queriam experimentar o estilo de vida do estrelato. O caso ganhou destaque após a publicação do artigo Os suspeitos usavam Louboutins, escrito pela jornalista Nancy Jo Sales.

Para um olhar pouco atento, o filme pode parecer fútil ao mostrar alguns adolescentes cometendo pequenos crimes. Olhando de perto, é possível perceber o vazio de jovens que definem sua existência pela quantidade de curtidas no Facebook ou pelo modelo do celular. Eles tiram várias fotos e postam rapidamente na Internet, imagens de pessoas famosas aparecem freneticamente (Paris Hilton e Kirsten Dunst podem ser vistas no filme) e tudo isso em torno de um falso glamour plastificado. Nick, interpretada por Emma Watson (de Harry Potter), espera liderar o país e é criada por uma mãe que tem como exemplo de vida a atriz Angelina Jolie. Rebecca se espelha em Lindsay Lohan e Marc explica que eles só roubaram porque queriam fazer parte daquela vida.
Bling Ring não só denuncia o culto exagerado e enlouquecido pela fama, mas também propõe uma reflexão sobre a angústia cultural, a superexposição nas redes sociais e a perda da privacidade do nosso tempo, sem fazer isso de forma quadrada ou por meio de lições de moral. Sofia Coppola não aponta o certo e errado, apenas filma a sociedade pelo nosso ponto de vista. Quando essa perspectiva nos é mostrada de forma explícita, percebemos como estamos inseridos nessa cultura. O que assusta e preocupa é a facilidade com a qual nós jovens podemos nos identificar na tela.
<3 Para os interessados filme online:

Nenhum comentário:

Postar um comentário