sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

E se um problema não tiver solução?


E se um problema não tiver solução?



Se uma situação ou assunto não tem solução, então, por definição, não é um problema.É provável que estejamos diante de uma REALIDADE. A vida com frequência nos surpreende com situações inesperadas, as quais não precisam solução, já que apenas requerem a ACEITAÇÃO de que a vida é assim, e temos que saber viver com estas situações.
beautiful things

Quantas soluções existem?

Devemos ser criativos frente aos problemas que podemos solucionar, já que existem milhões de soluções possíveis, tantas quanto pudermos imaginar e combinar.
Para encontrar a solução adequada precisamos estar abertos, ser receptivos e muito criativos diante das possibilidades que antes sequer teríamos imaginado. Ainda que não encontremos a solução perfeita, com certeza, existem outras opções que solucionariam de forma adequada o problema.
GIF,

Como encontrar a melhor solução possível?

Quando um problema preocupa e obceca, impede que vejamos além dele. É como se diante dos olhos você tivesse um véu que impede de enxergar mais a frente e pensar a respeito das possíveis soluções.
Portanto, para encontrar a melhor solução, é preciso se distanciar do problema, olhá-lo de outro ângulo, de outra forma diferente da que você está acostumado.
Para isto, é necessário potencializar a criatividade e estar aberto e receptivo a novas visões da situação, e portanto, novas possibilidades e novos horizontes para buscar a melhor solução possível.

Como se distanciar dos problemas?



colors, movement, and Sparkle - what's not to love

Para estabelecer uma distância é preciso abrir a mente, relativizar o problema. Sabemos que ele tem solução, por isso devemos manter a calma e o equilíbrio emocional.

Diferentes formas de se distanciar



gif animations
1. Usar a visualização, imaginando o problema que o preocupa na sua frente, e não em cima. Desta forma, você já não sentirá tanto peso ou pressão do mesmo, e sim apenas a responsabilidade de solucioná-lo, junto com a certeza de que existe uma solução, e por isso, você se imagina vendo-o de outra forma e procurando soluções criativas.
2. Por outro lado, escrever de forma automática, deixar as ideias fluírem, sem pensar, imaginando possíveis soluções, pode ajudar a encontrar sinais de um novo caminho. Depois de escrever, você pode lê-las novamente e pensar nessas opções, relacionando-as entre si, avaliando-as e refletindo caso elas ou o resultado da sua combinação, sejam a melhor solução para o problema.
3. Para potencializar a criatividade é muito bom se informar, ler ou ouvir conselhos e experiências de outras pessoas que passaram por uma situação parecida a sua, e tirar delas uma orientação para continuar na sua própria busca.
4. Viajar, sair da rotina, criar uma distância física. Às vezes, a distância física ajuda a se distanciar emocionalmente do problema. Sair da rotina pode funcionar quando precisamos impor uma distância psicológica ao problema, já que se não for essa a sua atitude, apesar dos quilômetros, você levará o levará consigo.
Dolores Rizo


Nenhum comentário:

Postar um comentário