sexta-feira, 1 de março de 2013

Qual a diferença entre psicólogo, psicanalista e psiquiatra?


Qual a diferença entre psicólogo, psicanalista e psiquiatra?

Recentemente, me dei conta que essa é uma dúvida muito corriqueira entre as pessoas de um modo geral, daí a necessidade de elucidação. Vejamos:

Psicólogo é o profissional com graduação (curso universitário) em Psicologia. Este profissional pode se dedicar à área clínica ou não. A Psicologia possui um diversificado leque de segmentos e especializações, tais como:

• Psicologia Organizacional: Aqui a psicologia é aplicada aos contextos organizacionais, ou seja, em empresas. O psicólogo organizacional trabalha em processo de seleção de pessoal, bem como, nos processos de interação e comportamento dos membros daquela organização.

• Psicologia Escolar: Aqui temos a aplicação da psicologia no estudo da aprendizagem, motivação, avaliação, comportamento e processos de interação dentro das escolas. Atualmente muito se tem ouvido falar da importância do psicólogo escolar no sentido de evitar que a escola se torne um ambiente hostil, com a incidência do tão comentado bullying .

• Psicologia Jurídica: os psicólogos que se dedicam a essa área da psicologia, realizam estudos acerca do comportamento daqueles que descumprem os preceitos legais. Há processos de avaliações de condenados, suspeitos e testemunhas, bem como assistência psicoeducativa aos que estão cumprindo penas.

• Psicologia Clínica: Esta é a área da psicologia que está ligada a prática e investigação dos processos mentais, do comportamento e da psicopatologia. O psicólogo clínico pode trabalhar com avaliações psicológicas (aqui temos também uma área específica da psicologia, qual seja a neuropsicologia) e trabalha com psicoterapia, que pode ter várias orientações: psicanalítica, cognitiva, humanista, fenomenológica-existencial, etc. A formação psicoterápica é obtida por meio de curso de especialização a nível de pós-graduação.

Psicanalista é o profissional com formação em psicanálise. Este profissional não precisa ser psicólogo, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Para ser psicanalista é preciso ter um curso superior e realizar a formação em psicanálise. As escolas da psicanálise são variadas, dentre as quais podemos citar: freudiana, lacaniana, kleiniana, winnicottiana, etc.

Psiquiatra é o médico com especialização em psiquiatria. O psiquiatra não é necessariamente psicoterapeuta. A função básica do psiquiatra é a de todo médico: diagnosticar um adoecimento (que neste caso é mental) e prescrever a medicação necessária. Alguns psiquiatras são também psicoterapeutas, para tanto realizam formação (especialização) em psicoterapia, na linha de sua preferência (psicanalítica, cognitiva, humanista...).

Esta semana, uma amiga me perguntou qual seria a diferença entre fazer psicoterapia com um psicanalista e com um psicólogo. Após realizar os esclarecimentos acima, respondi que a escolha de um psicanalista (que pode ser também psicólogo, conforme já vimos) ou de um psicólogo que segue outra linha psicoterápica depende do que a pessoa procura e precisa. Por exemplo, em casos de sintomatologia (adoecimentos) como síndrome do pânico e depressão, por exemplo, o mais indicado é a terapia cognitiva. Em situações onde o sujeito pretende realizar um processo de auto conhecimento e dispõe de mais tempo para investir no processo, talvez a linha psicanalítica fosse mais indicada. Mas, e o psiquiatra? Quando ele deve ser procurado?

As doenças psíquicas possuem, via de regra, dois tratamentos básicos:

1. Psicoterapia;
2. Farmacoterapia.

A psicoterapia nós já vimos quem são os profissionais que podem realizá-la. A farmacoterapia fica ao encargo do psiquiatra. Geralmente, os pacientes chegam aos consultórios psiquiátricos por encaminhamento de outros profissionais, médicos ou psicoterapeutas (não psiquiatras).

Nenhum comentário:

Postar um comentário