quarta-feira, 19 de março de 2014

SERÁ QUE DEVO FICAR COM ELE(A)...

SERÁ QUE DEVO FICAR COM ELE(A)...
Por Frederico Mattos
Recebo muitos recados virtuais com pedido de ajuda do tipo “Eu me envolvi com um cara que fez ___________ (coisa detestável para qualquer ser humano), mas ele desapareceu e agora está de volta e fiquei na dúvida, devo ou não ficar com ele de novo?”
Leio, respiro fundo e respondo secamente para provocar: “não, caia fora!”. Então a pessoa escreve uma bíblia de explicações para redimir o tal cara que fez um monte de sacanagens. Então ela pergunta de novo “e agora que expliquei o que acha?”. Respondo novamente “pior ainda, caia fora”. Então se segue outra quantidade enorme de explicações para amenizar a história e no final o cara é quase um santo.
                               
Penso comigo, se no fundo ela já tinha a resposta de que queria insistir na barca furada porque veio perguntar para mim? Parece que quer tirar o peso da escolha, mas de outro lado ela sabe que a sua decisão vai levá-la para lugares ruins.
Por que ficam com o cara que fez____________?
- Porque parece haver uma vantagem em seguir numa relação confusa, com altos e baixos e com problemas que não dizem respeito a elas. Se estivessem apaixonadas com alguém que busca um relacionamento bacana talvez ficasse evidente como são instáveis, mimadas e volúveis. (INSTÁVEIS...MIMADAS...E VOLÚVEIS) Mas enquanto o problema está lá fora (A SUPER INTELIGENTE...DIZ PARA SI MESMA...O PROBLEMA É ELE...POR ISSO TENHO QUE AJUDAR O MARAVILHOSO...ELE PRECISA DE AJUDA...ELE NÃO É PERFEITO...) é possível permanecer entretida por muito tempo adiante.
- Porque existe certa vaidade em dobrar a vontade de outra pessoa. Quem invoca com outra nesse grau de autodestrutividade parece sentir um desejo de mudar o outro e provar sua personalidade. Ela vai alegar que se trata de amor, mas no fundo é o orgulho de largar o osso e parecer desprezada.
- Porque fantasiou um monte de histórias e acredita nelas. No tempo livre fica alimentando um mundinho próprio onde nada está quebrado e é só um mal momentâneo.
- Porque parece ter uma vontade fraca e ser do tipo de pessoa que nunca assume suas próprias vontades e fica rendida na mão dos outros. Ao lado de alguém numa situação problemática ela vai sofrer, mas continuar a agir de forma passiva, sem bancar suas escolhas.
- Porque a infelicidade é extremamente sedutora, com ela matamos tempo, criamos inimigos, lutamos contra fantasmas que alimentamos e deixamos a nossa marca cheia de sofrimento e autopiedade nesse mundo.
A felicidade, no entanto, é uma busca insossa, não nos promete nada de especial, acolhe sem distinção a realidade como é, não luta ou se apega às circunstâncias ou se debate com a aspiração de perfeição. No final da jornada a felicidade não nos garantirá nenhum privilégio, poderes especiais sobre a vida e a morte e nem curvará os demais aos nossos caprichos limitados e autocentrados. Ela é recheada de uma leveza que não se apoia em vitórias e controle, mas num contentamento em coabitar com os outros seres silenciosamente e sem intervencionismo.
Quem, em sã consciência, buscaria essa felicidade de verdade sob o risco de penetrar em território tão desconhecido?
Quem largaria um cara que fez____________ (um monte de coisas detestáveis) para se arriscar na verdadeira felicidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário