terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O que toca à psicologia escolar – texto de Maria Cristina Machado Kupfer

O que toca à psicologia escolar – texto de Maria Cristina Machado Kupfer

Abrangem – também – os problemas de aprendizagem escolar. Maria Cristina sugere uma alternativa psicanalítica para a analise destes problemas de forma social, ou seja, através da linguagem. O discurso é o alvo da analise (Lacan). A fgalta de circulação discursiva é o inicio do fim de qualquer instituição.

As modificações de um grupo podem provocar modificações em outros grupos da instituição sem que esses outros tenham sido tocados ou mencionados. A instituição é uma rede de relações interligadas e em constante movimento na qual a mudança de um elemento provocará necessariamente uma alteração de posição dos demais.

Parâmetros do espaço psi:

- abrir um espaço para o discurso
- autorização ao psicólogo para intervir
- o psicólogo escutará a instituição
- seu trabalho esta na interseção da psicologia e pedagogia
- sua ética é dirigir os trabalhos mas não as pessoas

Para o sucesso deste psicólogo é preciso posiciona-lo em posição privilegiada frente a instituição para que ele possa “recolocar” a palavra através do discurso indireto e não participação ativa. É a escuta ativa dos relatos. Esta transferência de discurso é rica em detalhes como estigmatização, preconceitos e espectativas.

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