domingo, 2 de junho de 2013

O serial killer


O serial killer


Caso do rapaz Luan Barcelos da Silva de 21 anos, assassino confesso de seis taxistas entre Porto Alegre e Santana do Livramento no Rio Grande do Sul, deixou uma dúvida: como um ser humano chega a este ponto? Eu explico.
O que é um serial killer? É um sujeito que comete uma sequência de pelo menos três crimes, com intervalo de tempo (seja de horas, dias, meses e até anos) e que apresenta algum tipo de padrão de atuação focado em um perfil específico que (no seu emocional) o causou algum dano grave. No caso de Porto Alegre e Santana do Livramento o padrão implicava em taxistas, com uso de arma de fogo calibre 22 e tiro à queima-roupa na cabeça das vítimas. Luan pegava um táxi, como um passageiro qualquer e, após certo tempo, simplesmente matava o motorista. Detalhe o avô é taxista aposentado!!!!!
Através da psicanálise é possível salientar que os crimes cometidos por um serial killer causam alta descarga de prazer no ato de matar, gerando certa sensação de orgasmo, semelhantemente ao ato sexual. Assim como, dependendo do seu transtorno e perfil patológico, atuam na tentativa de se livrar de um processo de ansiedade e angústia geradas pelas suas fantasias obsessivas no seu imaginário em detrimento do seu alívio. Há também prazer em controlar o seu objeto de desejo, no caso, suas vítimas. O ‘tchan’ não está na violência em si, mas sim no jogo de envolvimento/persuasão/manipulação.Características principais: mentira, desonestidade, consciência de que seus atos são proibidos, ódio pela lei e regras em geral, frieza, ausência de culpa, descaso pelo outro, crença de que está acima da lei, inteligência, simpatia ou introversão, sadismo e perversão sexual.
crimes
Geralmente os serial killers demonstram três comportamentos pontuais durante a infância, conhecidos como a tríade MacDonald: enurese noturna (urinar na cama), grande apreço por fogo – vezes até causando incêndios e crueldade com animais. A origem de tudo: pode-se afirmar que este sujeito reflete, enquanto consequência, famílias desestruturadas caracterizadas por separação traumática dos pais, sofrimento de abusos físicos, sexuais e emocionais, bem como negligências e/ou excessos dos seus principais referenciais.  Isto não é uma regra, apenas dados estatísticos. Pela teoria psicanalítica, a influência de um ambiente consideravelmente problemático implicaria diretamente em um descompasso na formação do indivíduo. Logo aqueles que tiveram interferência ou até mesmo interrupção em determinadas fases naturais de sua vida, portanto, teriam sua formação comprometida em certo grau de desequilíbrio. No caso dos assassinos em série, o seu histórico familiar exerce atuação direta na sua personalidade e conduta criminosa. Duvida? Então te convido a assistir o documentário “A Ira de um anjo” gratuitamente no youtube e entenderá como isto acontece na prática.
Resumindo: a criatura não se torna um assassino em série em um passe de mágica ou por apenas ter mudado a fase da lua. É algo que se constrói ao longo de todo um período e se você exerce o papel de pai e mãe, por favor, reflita profundamente no perfil de criação que você pratica. Não há regras, modelos prontos e muito menos um “manual prática de como educar os seus filhos”, no entanto, há diversas maneiras de se buscar apoio para se delinear o melhor o caminho possível. Esta é uma responsabilidade muito grande que exige diversos elementos como, por exemplo, a ausência de ‘achismos’. #Pensenisso.
Grande abraço,

Nenhum comentário:

Postar um comentário