domingo, 3 de março de 2013

Verbetes Instinto, Sadismo e Masoquismo, Vocabulário da Psicanalise, Laplanche e Pontalis.


Verbetes Instinto, Sadismo e Masoquismo, Vocabulário da Psicanalise, Laplanche e Pontalis.


Resumo dos Verbetes Instinto, Sadismo e Masoquismo, Vocabulário da Psicanalise, Laplanche e Pontalis.

Instinto:
Esquema de comportamento herdado filogeneticamente.
Termo utilizado por psicanalistas ingleses ou franceses para traduzir o termo freudiano Trieb
ü  O termo Trieb provém da obra freudiana seria traduzido como pulsão, um termo muito diferente de instinto, com implicações também diferentes.
ü  Freud originalmente utiliza o termo instinkt para determinar os instintos dos animais
Masoquismo:
Perversão sexual em que o prazer está ligado ao sofrimento ou a humilhação a que outro é submetido.
Freud amplia a dimensão do significado de masoquismo para além da perversão considerada pelos sexólogos, descrevendo termos do masoquismo em comportamentos sexuais seja na sexualidade adulta ou infantil, e no masoquismo moral em que o sujeito tem uma postura de vitimização causada por um sentimento de culpa inconsciente.
ü  Em O problema econômico do masoquismo Freud propõe três tipos de masoquismo, o erógeno que embora pareça à forma a que normalmente nos referimos ao masoquismo (Encontro de prazer sexual na dor), na verdade é a condição  encontrada na base do masoquismo que seria a culpa inconsciente por algo que gera a necessidade de punição, se encontra também no masoquismo moral, o masoquismo feminino em que o sujeito deseja ser colocado em uma posição feminina ou de subjugação, e o masoquismo moral já citado anteriormente.
ü  Há também as noções clássicas de masoquismo primário que Freud entende por um estado em que a pulsão de morte ainda é dirigida ao sujeito, entretanto é ligada pela libido e unida a ela. E o secundário que se constitui como um retorno ao sadismo.

Sadismo

O sadismo é uma perversão sexual que consiste em infringir dor ou humilhação a outros. A psicanalise vê o sadismo como manifestações encobertas principalmente infantis. O individuo pode sentir prazer em qualquer ato de violência não necessariamente sexual.

Elaborado por monitores Priscila M. Hernandes e Thamy O. Lelis, do grupo de monitores de psicanalise de Barueri da faculdade Pontifícia Universidade Católica de São Paulo do curso Psicologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário